Prefeito recebe parlamentar irlandês para apresentar Moeda Social Arariboia

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu nesta quarta (26) o parlamentar irlandês Patrick Brown para apresentar as experiências da cidade com a Moeda Social Arariboia. A cidade tem sido referência com o programa de transferência de renda, o maior do estado do Rio e um dos maiores do Brasil.

“Fico muito feliz com essa troca de ideias aqui hoje. Nós começamos com esse projeto no processo de retomada da normalidade pós-covid. A ideia é ajudar pessoas que perderam fonte de renda na pandemia, pessoas que perderam empregos. Era um programa temporário e migramos para um programa permanente. Hoje essa é uma política consolidada. É um programa importante para a população. Está respaldado na legislação”, disse o prefeito.

De acordo com o parlamentar, que também é pesquisador e está realizando um grande estudo sobre Renda Básica Universal no Brasil e na Colômbia, o objetivo do encontro foi checar a viabilidade de renda básica universal para a Irlanda do Norte.

“As informações adquiridas em Niterói poderão ajudar a traçar políticas públicas para minimizar conflitos em nosso país. Muitos grupos entram em conflito por conta da pobreza extrema. Ter uma renda básica pode nos ajudar a diminuir as chances de guerras, por isso queremos entender o funcionamento de Niterói nesse cenário”, detalhou Brown.

O secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, lembrou que o foco do programa são as famílias em situação de pobreza.

“Atualmente, 37 mil famílias são beneficiadas. Este é o maior programa de transferência do estado e funciona há 1 ano e meio. Já circulamos mais de 50 milhões de dólares na economia da cidade”, afirmou.

Foto: Bruno Eduardo Alves