Prefeito e secretário de Educação vistoriam obras da UMEI de Jurujuba

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Educação, Bira Marques, vistoriaram nesta quinta-feira (10) as obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do bairro de Jurujuba, Zona Sul de Niterói. As intervenções, que integram o Plano Niterói 450 Anos, tiveram início em abril desse ano e previsão de entrega é abril de 2024.

No momento, as equipes da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) trabalham na construção das vigas de sustentação do segundo pavimento. A nova unidade terá três andares e atenderá, em tempo integral, 140 crianças de dois a cinco anos. A escola fica em localização estratégica, ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificados Ismael Silva (CEU). O investimento é de R$ 6,6 milhões.

“Essa escola é parte do esforço que estamos fazendo para que a Educação de Niterói alcance o destaque que merece. Não há motivos para que a gente não seja a melhor Educação do Brasil e vamos continuar nesse caminho. Nós temos capacidade de investimento, temos boas ideias e a melhor equipe. Temos um projeto desde 2013, olhando para 2033”, afirmou o prefeito.

A UMEI de Jurujuba será a 95ª unidade escolar da Prefeitura de Niterói e prevê estrutura adaptada a padrões de sustentabilidade, com plantio de árvores e jardins, assim como a instalação de placas de energia solar. Para favorecer a economia de energia elétrica, as instalações terão janelas amplas, visando aproveitar ao máximo a luz natural. Além disso, a escola contará com um sistema para captação de águas pluviais para irrigação das plantas e limpezas em geral. A unidade será um espaço de aprendizagem moderno, com área de recreação e uma sala de multimeios.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, lembrou que a construção da UMEI de Jurujuba faz parte do plano de expansão da rede municipal de Educação, principalmente na ampliação de vagas da Educação Infantil.

“Estamos intensificando a execução desta obra. Serão 140 vagas novas, são sete salas, uma escola que vai integrar ainda melhor aqui o complexo escolar de Jurujuba. Temos o CEU aqui do lado. Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e a gente tá fazendo essa execução. Esse é um momento importante da educação pública de Niterói”, disse o secretário de Educação.