Moeda Arariboia atinge R$ 200 milhões em circulação na cidade

Um pouco mais de um ano e meio desde o primeiro crédito nas contas dos beneficiários, o Programa Moeda Social Arariboia atingiu a marca de R$ 200 milhões em transações na cidade de Niterói. Desde que a Moeda Arariboia foi criada, mais de 6 mil comércios e prestadores de serviços tiveram mais vendas em seus negócios, com aproximadamente 2,5 milhões de compras realizadas até o momento.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, comemorou a marca.

“Hoje nós superamos a marca de R$ 200 milhões em Arariboia circulando na nossa cidade, beneficiando o comércio e a economia, além de ser um programa que ajuda aquelas famílias mais vulneráveis, que mais precisam, focando na segurança alimentar dessas pessoas”, disse o prefeito.

O secretário de Assistência Social e Economia Criativa, Elton Teixeira, ressaltou que mais de 70% dessas compras foram destinadas à aquisição de gêneros alimentícios.

“Esse número significa que a Prefeitura de Niterói tem garantido segurança alimentar e nutricional para sua população mais vulnerável e que o combate à desigualdade social tem surtido efeito. Hoje, são quase 37 mil famílias contempladas, chegando a mais de 95 mil pessoas beneficiadas, com valores que podem chegar à 823 arariboias”, declarou o secretário.

Desde janeiro de 2022, a Moeda Arariboia tem passado por um processo evolutivo, contemplando mais famílias e investindo em justiça social. No início, o programa atingia 27 mil famílias, que recebiam até 540 arariboias. Nessa época, a circulação girava em torno de R$ 5 milhões mensais. A partir de março de 2022, o programa passou a atender 31 mil famílias, com até 700 arariboias por mês, com cerca de R$ 11 milhões em investimentos mensais.

A Moeda Arariboia atende hoje a quase 37 mil famílias de Niterói e é um programa de transferência de renda permanente, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. Desde junho deste ano, com a ampliação do programa, mais de 90 mil pessoas são beneficiadas por um investimento mensal de R$ 16,5 milhões.

O programa busca ampliar a geração de novos empregos e aumentar a renda dos comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços cadastrados por toda a cidade. A Moeda Arariboia já injetou mais de R$ 183 milhões na economia de Niterói nos mais de 5,7 mil comércios cadastrados e aptos a aceitarem pagamento em Arariboia. A Moeda faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Niterói que tem entre seus objetivos o combate às desigualdades sociais e a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um bairro ou município.

Os beneficiários da Moeda Social Arariboia são famílias cadastradas no CadÚnico que se enquadram na definição de vulnerabilidade social de acordo com a faixa de renda. O valor do benefício varia conforme o número de membros da família. O valor inicial, para o primeiro membro, passou para de 293 arariboias. A partir daí, há um valor adicional de 106 arariboias para cada membro da família (até 6 pessoas). O valor máximo, por família, pode chegar a 823 arariboias para famílias de seis ou mais pessoas.