Pacto Niterói Contra Violência completa 5 anos com atividades na Praça do Rink

Neste sábado, 12 de agosto, o Pacto Niterói Contra a Violência completa 5 anos com atividades na Praça do Rink, no Centro. O Pacto Niterói Contra Violência é uma política pública de segurança e de prevenção à violência da Prefeitura de Niterói que tem por objetivo estimular o fortalecimento da cultura da paz, a valorização da vida, o potencial do ser humano e a participação do poder público e da sociedade civil.  O evento “Com Vivências para a Cultura da Paz” vai reunir serviços e atividades gratuitas para a população, das 9h às 15h.

A professora e coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, destaca a importância de atividades que estimulem o fortalecimento da cultura da paz.

“O Pacto Niterói Contra a Violência completa 5 anos e vamos ter atividades que envolvem diversos órgãos da Prefeitura de Niterói em um grande encontro que celebra a cultura da paz. Todo o projeto do pacto trabalha valores de empatia, solidariedade, fraternidade, respeito mútuo e convivência harmoniosa para a cultura da paz em nossa sociedade. Cada vez que realizamos atividades com os jovens e seus familiares, estamos promovendo a Cultura da Paz em nossa cidade e caminhando para ampliar os objetivos desta política tão importante”, explica Graça.

A partir das 9h, a programação conta com apresentação do Coral Vozes da Clin, apresentação do Mágico Theo, roda de conversa sobre os temas: O que é o Pacto Niterói Contra a Violência e Difundindo Informações, afastando golpes, recreação infantil com Dani Oterro e apresentação Artística Ballet – Projeto Danser (Morro do Estado). O espaço ainda vai contar com tendas de serviços como aferição de pressão e medição de glicose, informações para a população sobre direitos humanos, mediação de conflitos, acessibilidade, entre outros e cadastro para solicitação de cartão de estacionamento (até 13h).

Em paralelo, acontecem atividades com a Mini Pista para Educação Infantil, com apoio da NitTrans, pintura com as crianças (Dani Oterro), recreação infantil com a equipe do Espaço Nova Geração (Fonseca), carrinho de Pipoca e Algodão Doce, além de feira de artesanato, alimentação e brinquedos infláveis. O encerramento fica por conta do show com a Banda Quinteto Dolente (Pagode).

“O Projeto Com Vivências para a Cultura da Paz está inserido no âmbito do Pacto com o objetivo principal de promover a vivência da cultura da paz na prática e fortalecer a intersetorialidade entre os setores governamentais, parcerias e sociedade civil. Nossa intenção é levar os serviços oferecidos pela prefeitura para as praças públicas e, assim, promover um momento de harmonia, conhecimento, troca de experiências, lazer e integração. Esse é um projeto fundamental para fortalecer os vínculos com a comunidade. Queremos proporcionar a vivência da cultura da paz através de músicas, brincadeiras, rodas de conversas e apresentações artísticas, oferecendo diversos serviços para a população”, conta Ana Carolina Medeiros, gerente do projeto.

O “Com Vivências para a Cultura da Paz” passará por diversas regiões da cidade com o objetivo de levar serviços diferenciados para as comunidades. O primeiro aconteceu em Maria Paula, na Região de Pendotiba, e o segundo na Engenhoca, Zona Norte da cidade.

Com investimentos municipais de R$ 304 milhões, o Pacto Niterói Contra a Violência atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção; Policiamento e Justiça; Convivência e Engajamento dos Cidadãos; e Ação Territorial Integrada. O programa integra ações de reforço de policiamento e investimentos em tecnologia e projetos como Escola da Família, Escola da Paz, Poupança Escola, Rede Mais Proteção, Espaço Nova Geração, Território da Juventude, EcoSocial, Banco de Oportunidades, Rede Mediar e Escritório Social – Rede Acolher.

As atividades acontecem de forma multidisciplinar, com a participação de diversas secretarias e administrações regionais. O objetivo é apresentar aos moradores as Políticas Públicas de Cultura da Paz; estimular a boa convivência, o respeito à diversidade e à democracia como valores fundamentais para a construção da paz; e oferecer serviços e atividades culturais, esportivas, educativas, ambientais e sociais.