Prefeitura de Niterói compartilha práticas de gestão com o município de Macaé

Equipes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) de Niterói receberam uma comitiva da Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense. O encontro, realizado no Solar do Jambeiro, teve como objetivo apresentar as boas práticas de gestão da SEPLAG e trocar experiências entre os municípios, principalmente em relação ao planejamento de longo prazo. A Prefeitura de Macaé está em processo de elaboração do Macaé+20, planejamento de longo prazo que tem o Plano Niterói Que Queremos como inspiração.

“O Niterói que Queremos é um grande orgulho da gestão municipal e um legado para a cidade de Niterói, pois é um plano que estruturou ações para 20 anos, pensando em como os cidadãos querem e enxergam a cidade. Para além do planejamento, a SEPLAG é responsável por gerenciar o orçamento do município, as ações de Governo Digital, iniciativas para a gestão de dados e a avaliação dos projetos já realizados pela prefeitura, desenvolvimento institucional dos servidores da secretaria e capacitação para todos os servidores da Prefeitura. Apresentar nossas ações e ouvir os projetos de outros municípios é fundamental para estabelecermos políticas públicas ainda mais eficazes”, explicou a secretária Ellen Benedetti, que comanda a SEPLAG.

Ao longo do dia, as subsecretarias da SEPLAG e a Escola de Governo e Gestão (EGG) da Prefeitura apresentaram suas áreas de atuação, e destacaram a importância de uma gestão pública moderna, inovadora, transparente e eficiente. A equipe de Macaé, formada por 10 servidores, pôde conhecer e tirar dúvidas sobre o sistema de planejamento e orçamento do município, com o planejamento e monitoramento dos planos de curto, médio e longo prazos, bem como o controle com o bom uso do dinheiro público. Também foi apresentado o Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas, que institucionalizou a política de gestão e análise de dados para embasar decisões e aprimorar a eficácia das ações governamentais.

Além disso, foram debatidas as ações de Governo Digital, que tem o objetivo de impulsionar soluções tecnológicas e práticas inovadoras para aumentar a eficiência e a transparência dos serviços oferecidos. Também houve a apresentação da gestão dos contratos da SEPLAG e o desenvolvimento institucional da secretaria, bem como os planos de capacitação dos servidores de toda a prefeitura.

“A Secretaria de Planejamento de Macaé compartilhou com o Escritório de Indicadores e Metas uma significativa ação que reforça a intersetorialidade entre os organismos municipais. A visita à SEPLAG de Niterói ocorreu num contexto de busca de integração e aprimoramento de nossas ações, considerando os sucessos obtidos pelo município vizinho, com importante reconhecimento. Estamos muito felizes e agradecidos com a recepção calorosa, terminando o encontro na certeza de que estamos no caminho certo, buscando o aprimoramento das nossas práticas voltadas à inovação e melhorias das políticas públicas no nosso município”, ressaltou Wagner Carvalho Motta, Secretário de Planejamento de Macaé.