Prefeitura de Niterói inicia obras de Unidade de Educação Infantil na Zona Norte

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria e Fundação Municipal de Educação, deu início às obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) da São Januário, no Fonseca, Zona Norte da cidade. O imóvel onde funcionava uma escola privada está sendo reformado para atender, em tempo integral, mais 120 estudantes da rede municipal. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em oito meses. O investimento é de R$ 3 milhões.

A reforma da unidade, com três pavimentos, consiste na adequação de seis salas de aulas, sala de recursos, sala multiuso, cozinha, refeitório climatizado, além de quadra poliesportiva coberta e com vestiários. A Umei terá uma estrutura adequada aos padrões de acessibilidade – com elevador e sanitários adaptados – e sustentabilidade, com sistema de energia solar e eficiência energética.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, ressalta que a reforma da Umei está no plano de expansão da rede municipal, previsto no Plano Niterói 450, que soma quase R$ 2 bilhões em obras por toda a cidade até o fim de 2024.

“Estamos trabalhando firme para dar continuidade ao plano de expansão das escolas municipais de Niterói, além de focar na qualidade do ensino. Após a reforma, a unidade estará de portas abertas, com uma estrutura modernizada e segura, para receber nossas crianças e atender à demanda das famílias da Zona Norte. Seguimos priorizando um ensino de qualidade, para que o nosso município volte a ser uma referência nacional em Educação”, explicou Bira Marques.

Além da reforma do imóvel que abrigará a Umei São Januário, estão em andamento as obras de construção de outras três unidades: a Umei da Ponta d’Areia; a Escola Municipal Fagundes Varella, no Engenho do Mato; e a Umei de Jurujuba.