Niterói organiza passeio de bicicleta no Parque Orla Piratininga neste domingo (17)

No próximo domingo (17), a Prefeitura de Niterói promove o evento “Pedalada Inclusiva”, no Parque Orla Piratininga. Voltada para toda a família, a iniciativa é da Coordenadoria Niterói de Bicicleta e da Secretaria Municipal de Acessibilidade e tem como objetivo promover a inclusão e o entretenimento de pessoas com deficiência. O evento é gratuito e está marcado para acontecer das 9h às 13h.

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, ressaltou que o Pedalada Inclusiva é um evento para todos.

“A atividade deste domingo será uma celebração da bicicleta como uma ferramenta de inclusão, de saúde e aprendizado. Teremos um domingo para passar entre todos os tipos de família e que está alinhado com tudo o que temos feito no Niterói de Bicicleta. Nesse sentido, a parceria com a Secretaria de Acessibilidade é muito especial ao trazer o olhar e a participação da pessoa com deficiência”, declarou o coordenador.

Segundo a subsecretária de Acessibilidade, Simone Capella, a pedalada inclusiva visa unir as famílias da cidade no intuito de que conheçam novos lugares de Niterói.

“Domingo é um dia escolhido para estar em família. E a Pedalada Inclusiva tem esse objetivo: de unir as pessoas para apresentar os espaços inaugurados na cidade, para que esses se tornem espaços onde todas as pessoas com e sem deficiência possam estar usufruindo de cultura e lazer”, explica a subsecretária.

O “Pedalada Inclusiva” oferecerá a bicicleta Tandem, adaptada para pessoas cegas e com baixa visão. O equipamento comporta duas pessoas: uma sem deficiência que vai na parte da frente guiando e fazendo a audiodescrição da paisagem para a pessoa com deficiência visual, que vai na parte de trás pedalando junto. O encontro também contará com a intérprete de libras Janete Flores.