Prefeitura de Niterói discute parceria na área de gestão de resíduos com a República Dominicana

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu, nesta sexta-feira (15), representantes da República Dominicana. O encontro foi organizado pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP), responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Niterói. O objetivo da reunião foi discutir um projeto de cooperação técnica entre Niterói, através da Companhia de Limpeza do município (Clin) e a cidade de Santo Domingo Este. Os dominicanos demonstraram interesse na expertise da Clin na coleta, gestão e reciclagem do lixo urbano.

O prefeito Axel Grael destacou que Niterói é referência em gestão de resíduos em razão do trabalho desenvolvido pela Clin.

“Fomos procurados pelo cônsul da República Dominicana com o interesse manifestado por Santo Domingo Este, que encomendou a ele uma aproximação com Niterói em razão de informações que eles tinham sobre o nosso trabalho de gestão de resíduos. Fizemos uma apresentação e mostramos como trabalhamos em Niterói. O cônsul destacou que a realidade latino-americana nos aproxima. Soluções encontradas aqui em Niterói pareceram bastante úteis para Santo Domingo Este. Temos uma boa possibilidade de parceria. Tiramos como desdobramento a possibilidade de Niterói e Santo Domingo Este serem cidades irmãs, e a possibilidade de cooperação em outras áreas”, explicou Axel Grael.

O cônsul-geral da República Dominicana no Rio de Janeiro, Roberto Enrique Rubio Cunillera, agradeceu pela forma como foi recebido em Niterói e ressaltou a importância da futura parceria. “Agradeço muito ao prefeito Axel Grael por nos receber. Vimos com muita atenção a apresentação sobre como Niterói trabalha a questão do lixo na cidade. Com certeza vamos fazer uma parceria com Niterói. Este projeto vai melhorar a qualidade de vida dos dominicanos de Santo Domingo Este”, afirmou o cônsul-geral da República Dominicana no Rio.

O presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes Garcia, afirmou que a futura parceria com os dominicanos comprova a qualidade do trabalho realizado em Niterói.

“É muito bom saber que Niterói, através da Clin, é conceituada no Brasil e no exterior em gestão de resíduos. Santo Domingo Este reconheceu a qualidade do trabalho da Clin. Estamos satisfeitos com isso porque o nosso trabalho está dando resultado para nossa cidade e está sendo reconhecido internacionalmente. Eles viram algumas coisas que fazemos aqui que podem ser aplicadas lá como a parte de contêineres semi-enterrados e a parte de recicláveis”, disse o presidente da Clin.

A secretária responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo, afirmou que a parceria entre Niterói e Santo Domingo Este não ficará restrita à gestão de resíduos.

“Estamos muito animados com a parceria com Santo Domingo Este. Demos um avanço importante nesse encontro para estreitar laços entre os municípios. Identificamos interesses em comum em áreas como turismo náutico e ecoturismo, além da limpeza urbana. Niterói tem se destacado na agenda internacional, e é uma honra sermos procurados por outros países para compartilhar nossa experiência no enfrentamento de desafios em comum. Estamos sempre dispostos a cooperar para o desenvolvimento conjunto”, concluiu Katherine Azevedo.

Foto: Luciana Carneiro