Guarda Ambiental de Niterói resgata tucano dentro de cozinha no bairro de São Francisco

Um tucano foi resgatado, no final desta quarta-feira (27), pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, no bairro de São Francisco. A ave teria caído no quintal e logo após entrou na cozinha, dando um susto nos moradores, que acionaram de imediato o número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói orienta que, em casos como esse, é importante que a população não toque nos animais e entre em contato através do número 153 para que o resgate possa ser feito de forma adequada e os parceiros corretos acionados para atendimento ao animal em caso de ferimento ou para que as equipes façam a reintegração a natureza.

O subinspetor Jociley Neves explica que o animal parece ser um filhote grande.

“Ele estava calmo e foi levado para o Cetas para avaliação, assim podemos saber em que condições está e se poderá ser reintegrado a natureza ou precisará de alguns cuidados antes”, disse.
Reintegração – A Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, resgatam o animal, que tem suas condições físicas avaliadas pela equipe e, caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à unidade de conservação mais próxima.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support