Prefeitura de Niterói certifica 33 empresas com boas práticas em neutralização de carbono

A Prefeitura de Niterói certificou, nesta quinta-feira (05), no Teatro Municipal, 33 empresas da cidade por boas práticas em neutralização de carbono. O reconhecimento aconteceu no encerramento do Fórum do Clima na cidade, um encontro Pré-Cop28, que reuniu mais de 400 pessoas que participaram de debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação das empresas por ações para reduzir a emissão de carbono foi uma iniciativa da Secretaria Municipal do Clima (Seclima) em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o engajamento das empresas.

“Essa certificação mostra que a política pública do clima da Prefeitura de Niterói está se infiltrando na sociedade. Houve uma adesão que nos surpreendeu com essas primeiras 33 empresas nesse esforço deles pela certificação. Isso é muito importante, porque a gente prova que é possível, e fundamental, fazer políticas públicas do clima na cidade”, explicou Axel Grael.

Segundo o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, afirmou que Niterói tem um setor produtivo qualificado. “Abrimos um edital para as empresas se certificarem em boas práticas de neutralização de carbono. A quantidade de instituições que se inscreveram foi grande, o que comprova que Niterói tem um setor produtivo muito qualificado e em busca de uma economia de baixo carbono. A gente fez a certificação das empresas que construíram as evidências e conseguiram mostrar suas ações para a redução de carbono”, ressaltou Luciano Paez.

O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono tem o objetivo de incentivar empresas e associações a adotarem práticas sustentáveis para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com a controladora Geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, enfatizou que responsabilidade ambiental também é uma prática de integridade. “A Controladoria Geral de Niterói fortaleceu a governança deste projeto de certificar as empresas por boas práticas de neutralização de carbono. Avaliamos todas as ações e este é um momento muito importante de reconhecimento. Essas empresas mostraram que responsabilidade ambiental também é sinônimo de integridade”, afirmou a controladora geral.

As 33 empresas que receberam a certificação são: PrograBiosys Ltda, Miraggio Charitas, Itacoatiara Big Wave, Legnet Sistema de Gestão Integrada LTDA, SGA Toyota, Oca Verde, Cervejaria Masterpiece, Bono Shipping – Bunker One Nova Offshore, Instituto GayLussac, Colégio Marly Cury, Fundação Euclides da Cunha (FEC), Condomínio do Edifício Porto Mós, Instituto Vital Brazil (IVB), Amx comércio e serviços de automotores, Seacor, Tartaruga Jiu Jitsu, Escola Cultural Mosaico, Ecobaby Creche-Escola LTDA, Cervejaria Habeas Copos, Condomínio do Edifício Ideale Charitas, Condomínio La Fraternité, Papel Semente, MAN Energy Solutions Brasil Equipamentos e Serviços Ltda, Conexão Circular, RBR Solar, DM2JR Gráfica e Editora LTDA, Condomínio Bougainville Blanc e Rouge, Charlotte Brechó, SPA das Sobrancelhas NoteróiI 2, Roda Verde Compostagem Urbana, Doutor Persiana, Condomínio Ana Claudia e Sunode Energia Solar.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support