Prefeitura de Niterói oferece curso de Direitos Humanos a funcionários

A Prefeitura de Niterói ofereceu, nesta quarta-feira (18), um curso sobre Direitos Humanos a servidores municipais com o objetivo de valorizar e garantir a equidade e a diversidade entre os funcionários. Ministrado no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ), no centro da cidade, o curso é uma iniciativa da Escola de Governo e Gestão (EGG) de Niterói, vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG). 

O evento aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (CODIR), e fez parte da Campanha de Inclusão e Diversidade da Prefeitura. O curso abordou conceitos fundamentais de Cidadania e Direitos Humanos, relacionando-os com a realidade da gestão pública em Niterói. O principal objetivo é fomentar uma administração pública mais inclusiva e sensível aos Direitos Humanos, além de promover um ambiente onde todos os funcionários se sintam valorizados em sua singularidade.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, destacou a importância do curso e ressaltou a necessidade de promover a diversidade e sensibilizar os funcionários para as questões dos Direitos Humanos.

“Esta iniciativa fortalece a cultura do respeito à pluralidade na nossa gestão, tornando Niterói mais humanizada, acolhedora e integrada. As pautas da equidade racial, diversidade de gênero e inclusão social são de grande importância para a cidade e para o país. Precisamos pensar em formas de garantir a equidade em todos os setores da sociedade, combatendo também as formas de discriminação, sejam institucionais ou estruturais. A Prefeitura de Niterói tem suas ações orientadas pelo princípio da inclusão e está comprometida em promover a equidade em nossa cidade, e isso parte das nossas iniciativas enquanto poder público”, ressaltou.

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói, em parceria com diversos setores da sociedade, implementou o Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ). Um dos principais pilares deste plano é o “Niterói Inclusiva”, que reforça o compromisso da gestão em desenvolver políticas públicas que tornem a cidade mais inclusiva e garantam dignidade para os cidadãos.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói, Nadine Borges, enfatizou   importância de discutir Direitos Humanos e políticas públicas para a população de Niterói.

“É uma oportunidade única ter mais de 100 pessoas, servidores públicos, que se dispuseram a participar de uma formação de Direitos Humanos. A existência dos Direitos Humanos depende das políticas públicas. A gente precisa cada vez mais investir em políticas públicas pela promoção, mas sobretudo pela proteção dos Direitos Humanos da população de Niterói”, afirmou Nadine Borges.

O subsecretário de Direitos Difusos e de Enfrentamento à Intolerância Religiosa de Niterói (CODIR), Felipe Carvalho, atestou a importância das pautas apresentadas no curso. 

“É fundamental a gente sempre trabalhar as questões das formações, principalmente em pautas que culturalmente não são ensinadas aos profissionais. A posição da Prefeitura de Niterói é ter uma gestão pautada na diversidade, que acolhe, promove e, sobretudo, dialoga. Espero que este curso seja o primeiro de muitos”, disse Felipe Carvalho.

Campanha de Sensibilização – Lançada em julho pela Escola de Governo e Gestão (EGG), a Campanha de Sensibilização à Inclusão e Diversidade foi criada com o objetivo de construir um ambiente mais acolhedor para os servidores municipais. A ideia é evitar que qualquer pessoa seja alvo de preconceito e discriminação.

A diretora da EGG, Grazielle Barreto, afirmou que a campanha de inclusão tem ampla participação de representantes dos órgãos e entidades da Prefeitura. “A Escola de Governo e Gestão tem sido veículo para fortalecer estes importantes valores e acreditamos no potencial dos agentes públicos que estiveram presentes como multiplicadores do conhecimento. Podemos e devemos consolidar ambientes na gestão pública e na prestação de serviços à população que sejam mais inclusivos e respeitosos”, concluiu Grazielle Barreto. 

Fotos: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support