Saúde: sábado (21) é o “Dia Delas” em Niterói

No próximo sábado (21), a Prefeitura de Niterói promove mais uma edição do “Dia Delas”. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Niterói Mulher, o evento faz parte das ações do Outubro Rosa e é voltado para o público feminino com idade entre 25 e 69 anos. A atividade acontece das 8h às 17h, simultaneamente em todas policlínicas e unidades básicas de saúde (UBS) do município e em 38 unidades do Programa Médico de Família.

Serão realizados procedimentos como coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias quando necessário. Uma novidade para esta edição será a possibilidade de se fazer um teste de sífilis.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, fala sobre a importância da data.

“Neste mês de conscientização e prevenção que é o Outubro Rosa, é muito importante o Dia Delas para garantir o acesso das mulheres, em especial, às mais vulneráveis e invisibilizadas, aos cuidados básicos de saúde”, afirma a secretária.

Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher, em parceria com a Fundação do Câncer, tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.

Todo o tratamento com radioterapia, quimioterapia e as cirurgias foram assumidos pela Prefeitura de Niterói. O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia – que aconteceu no Dia da Mulher, no último dia 8 de março – até setembro, foram realizadas mais de 200 cirurgias só de câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde também encaminha pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.