Prefeitura organiza ação voltada para idosos em Niterói

Para fechar as comemorações do mês do idoso, a Prefeitura de Niterói está organizando uma ação social voltada para o público de maiores de 60 no próximo sábado (28), na Praça Guadalajara, no Fonseca. A ação, que acontecerá das 9h às 13h, é gratuita e oferecerá uma série de serviços.

A programação conta com atividades como aferição de pressão e glicose, consultas oftalmológicas (que acontecerão por ordem de chegada, com vagas limitadas), orientações sobre saúde, corte de cabelo feminino e masculino, massagem, emissão de cartão de estacionamento de idoso, agendamento de emissão de primeira ou segunda via da carteira de identidade, além de um aulão de ginástica do projeto Niterói 60 Up, entre outras.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Idoso, junto com a Secretaria Municipal de Governo, NitTrans e Clin e conta com o apoio do Rotary Club de Niterói, Drogaria Cristal, Dentran-RJ, SindSalões, Senac, Sesc, Clínica de Olhos Santa Beatriz, Ame Clinic, Abraz e Centro Clínico Jardim Icaraí.

O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), destaca a importância deste tipo de ação para a população com mais de 60 anos da cidade já que Niterói é um dos municípios com maior porcentagem de população acima de 60 anos, se comparado ao restante do país.

“Outubro é um mês em que a gente tira para bater palmas de pé para essa população, que foi e é tão importante para a gente. Afinal, em Niterói, cerca de 18% da população é idosa. Aqui temos um número de pessoas idosas acima da média do resto do país. Os idosos da nossa cidade merecem toda nossa atenção”, afirma Zaf.

A Prefeitura de Niterói oferece atividades gratuitas como ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.

Mês do Idoso – Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

Foto: Alex Ramos