Laboratório de Inovação de Niterói é selecionado para participar de mentoria do Governo Federal

O Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), está entre as 20 equipes selecionadas para participar do CoLabs 2023, um programa do Governo Federal de aceleração e mentoria para a inovação nos serviços públicos. O projeto selecionado foi o desafio de “Como melhorar a comunicação pública com a sociedade?”.

A equipe do LabNit receberá apoio metodológico do Gnova Lab, laboratório de inovação pioneiro do Governo Federal, durante um ano. O objetivo do programa é incentivar e estimular a criação e o desenvolvimento de laboratórios de inovação no setor público: trata-se de um programa de aceleração e mentoria de equipes para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação no enfrentamento de problemas públicos complexos.

“A escolha do LabNit para o CoLabs 2023 reflete nosso compromisso com a excelência na inovação no setor público, representando uma oportunidade importante para acelerar e aprimorar as competências de nossas equipes na resolução de desafios públicos. Estamos ansiosos para contribuir significativamente para a melhoria da administração pública e a busca de soluções inovadoras”, explicou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

O LabNit se inscreveu no CoLabs 2023 com o projeto “Como aprimorar a comunicação pública com a sociedade?”. O objetivo é adquirir técnicas, ferramentas, metodologias e ações que possam facilitar a comunicação pública, com a utilização de linguagem simples até elementos visuais e dinâmicos.

O coordenador do LabNit, Luiz Otávio Monteiro Junior, destaca que a participação da equipe de Niterói neste programa vai contribuir para a elaboração dos novos projetos.

“Estamos muito felizes e animados com o CoLabs 2023. É uma oportunidade única de troca entre diversos núcleos de inovação do Brasil, onde vamos compartilhar desafios, dores e aprendizados. A chancela do Governo Federal tende a nos ajudar nos nossos futuros projetos e acreditamos que os resultados serão muito bons para o LabNit e para a Prefeitura”, enfatiza.

Em fevereiro deste ano, foi lançado o Dicionário de Linguagem Simples da Prefeitura de Niterói, uma ferramenta que contém expressões relacionadas a orçamento, planejamento, documentos públicos, direito administrativo, entre outras, apresentadas de maneira simples e acessível para a população. Também foi lançado o Podcast Minutos de Inovação que apresenta projetos inovadores que contribuem para a melhoria dos serviços públicos. Mais informações podem ser encontradas em egg.seplag.niteroi.rj.gov.br.