Índice Firjan: Niterói tem a melhor gestão fiscal do estado do Rio de Janeiro desde 2016

Niterói lidera o ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) no estado do Rio de Janeiro por sete anos seguidos. Desde 2016, a cidade apresenta os melhores desempenhos nos critérios utilizados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para a elaboração do índice. Com base em dados oficiais de 2022 e divulgado nesta terça-feira (31), o IFGF avaliou as contas de 5.240 municípios brasileiros. A Firjan utiliza quatro indicadores para o cálculo do índice: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o bom resultado da cidade na série histórica da Firjan demonstra a eficiência da gestão fiscal da administração municipal.

“Atuamos com muita responsabilidade na gestão fiscal de Niterói. Estamos aproveitando o momento de maior arrecadação em razão dos royalties para fazer investimentos estruturantes na cidade. Nossas medidas têm o objetivo de preparar Niterói para quando a curva da arrecadação for decrescente, uma vez que o petróleo é um recurso finito. Decidimos criar o Fundo de Equalização da Receita (FER), que recebe recursos dos royalties e é uma espécie de poupança do município. Temos muito critério para decidir onde os recursos são aplicados. Um exemplo é o investimento que estamos fazendo na dragagem do Canal de São Lourenço, uma iniciativa que vai causar impacto na economia de Niterói e que pode gerar cerca de 10 mil empregos”, explicou Axel Grael.

De acordo com a metodologia do IFGF, a leitura dos resultados dos desempenhos dos municípios é simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor é a gestão fiscal do município. Niterói alcançou 0,9416, de acordo com a Firjan, uma pontuação que caracteriza uma gestão fiscal de excelência.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou que a cidade mantém uma gestão fiscal eficiente mesmo em períodos de crise estadual e nacional.

“Conquistamos pela primeira vez a liderança no ranking de boa gestão fiscal no meu primeiro mandato em 2016. Ao longo dos anos, em cenário geral de crise estadual e nacional, implantamos um novo modelo de administração para a cidade com base no planejamento estratégico, na modernização da gestão, na parceria com o setor privado para atrair novos investimentos, na transparência e na responsabilidade. Essa perseverança e disciplina fiscal tiveram continuidade no governo do amigo e prefeito Axel Grael. Isso é muito importante para Niterói seguir avançando, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Fazenda, Heitor Moreira, reforçou que o equilíbrio fiscal é uma marca da administração municipal. “A responsabilidade fiscal é um valor inegociável para garantir a estabilidade financeira de nosso município. Equilibrar as contas públicas não é apenas uma obrigação, mas também uma demonstração de nosso comprometimento com o bem-estar de todos. Por meio do equilíbrio fiscal, asseguramos a alocação eficiente dos recursos públicos, atendendo às necessidades presentes sem comprometer o futuro”, disse Heitor Moreira.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, Ellen Benedetti, pontua que a gestão municipal tem sido hábil em equilibrar as receitas e despesas e, desta forma, garantir aumento de investimentos em áreas essenciais, sem comprometer a sustentabilidade financeira a longo prazo.

“Niterói continua se destacando como um exemplo de eficiência e responsabilidade na gestão fiscal no estado do Rio de Janeiro, garantindo recursos necessários para os investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e proteção social que permitem avanços sociais e econômicos para a cidade. Temos muito orgulho em mantermos a melhor gestão do estado desde 2016, com transparência e eficácia na gestão dos recursos públicos”, concluiu Ellen Benedetti.