Prefeitura de Niterói recebe Selo Gestão Sustentável da Caixa Econômica Federal

Niterói ganhou, nesta terça-feira (31), um importante reconhecimento: o Selo Gestão Sustentável, concedido pela Caixa Econômica Federal. É um instrumento criado pela CEF para municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.

Os municípios são avaliados por meio de 20 indicadores, classificados sob quatro pilares: Ambiental, Social, Governança e Climático.
Além do reconhecimento de uma gestão eficaz, o selo garante condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários.

Em um evento realizado na sala de reunião da Caixa Econômica Federal, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, o prefeito Axel Grael recebeu o Selo Gestão Sustentável. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, José Carlos Freire da Silva; o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson Oliveira Figueiredo e a subsecretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo.

O prefeito de Niterói ressaltou a importância do reconhecimento das políticas públicas praticadas na cidade. “O Selo Gestão Sustentável mostra que a decisão de priorizarmos a sustentabilidade, a qualidade de vida e a justiça social tem sido uma constante em Niterói e a gente fica feliz de ter esse reconhecimento”, afirmou Axel Grael.

No estado do Rio de Janeiro, apenas Niterói e a capital fluminense receberam o Selo Gestão Sustentável da Caixa. A superintendente de Governo da CEF, Waleska Oliveira Ferreira, explicou os fatores que levaram Niterói a receber o reconhecimento. “O município se destacou no pilar ambiental porque 100% da população tem acesso à água potável, por conta do altíssimo índice de tratamento de esgoto e também pelo fato de toda a população possuir coleta seletiva. Na questão de governança, Niterói também tem a capacidade de pagamento para endividamento e controle das contas públicas do município, dentro dos índices estabelecidos pelo governo federal”, afirma a superintendente de Governo da Caixa. Waleska Oliveira Ferreira complementa: “A questão climática também é um diferencial. Niterói possui um plano de gerenciamento de riscos e desastres. Estamos muito felizes em entregar esse selo hoje ao município”, concluiu.

Fotos: Luciana Carneiro