Prefeitura lança Plantão Mulher Comunidade, que levará acesso a serviços públicos e informações para mulheres de Niterói 

Para democratizar o acesso à rede de proteção às mulheres, a Prefeitura de Niterói lançou, nesta quinta-feira (30/11), o projeto Plantão Mulher Comunidade, através da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim). O plantão aproxima esse público dos serviços públicos e funcionará de forma itinerante: cada comunidade da cidade receberá o projeto pelo menos uma vez por semana. Fazem parte das ações orientação jurídica; encaminhamento para programas e equipamentos da Codim e também para a emissão de documentos; e a inclusão em cursos de capacitação do Escritório Social. Ainda serão oferecidas informações sobre Moeda Social e políticas públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. 

O trabalho será feito em parceria com as associações de moradores. Fortalecendo o protagonismo feminino, as “mulheres lideranças” de cada área da cidade farão o agendamento do projeto em suas comunidades. 

“Esse projeto nos aproxima das comunidades, dos territórios da cidade de Niterói, abordando temas sensíveis à sociedade. Ele é sobre estar perto, porque é assim que a gente entende quais são as demandas da população. O que a gente quer é entregar para as comunidades o que elas precisam”, destacou Thamyris Elpidio, coordenadora da Codim, durante o lançamento do programa na Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio (Acierj). “Essa é uma iniciativa que promove a conscientização da população feminina de Niterói sobre seus direitos e as inclui nos programas e serviços municipais.”

O evento contou com a presença de Fernanda Sixel, ex-coordenadora da Codim e conselheira municipal do Conselho de Política para as Mulheres de Niterói. 

“Um grande desafio no enfrentamento às violências contra as mulheres é levar a informação sobre a existência da rede de proteção para todos os territórios e espaços da cidade. A subnotificação é imensa, e o Plantão Mulher Comunidade terá papel importante para mudar esse cenário. Semanalmente, a Codim e os parceiros estarão presencialmente em cada comunidade levando serviços, conscientizando e informando, fortalecendo o vínculo com as mulheres e deixando claro para todas que existe esperança. Existe porta de saída para a violência, e elas não estão sozinhas”, afirmou Fernanda, enfatizando que o projeto investe na liderança feminina.

O Plantão Mulher Comunidade envolve a participação da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), da seccional de Niterói da OAB, e das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania; de Assistência Social e Economia Solidária; de Defesa Civil e Geotecnia; e de Participação Social, por meio do Projeto Escritório Social.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support