Natal 450 anos: Niterói inaugura decoração natalina nesta sexta-feira (8)

A Prefeitura de Niterói, por meio da Neltur, da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), inaugura, nesta sexta-feira (08), a decoração de Natal do Campo de São Bento, em Icaraí, às 19h. O Horto do Fonseca e a Praça Flávio Palmier, no Barreto, também terão iluminação especial e uma programação com diversas atrações durante todo o mês. A partir de amanhã, o Campo de São Bento terá alteração no seu horário de funcionamento e ficará aberto das 7h às 22h.

A abertura está marcada para às 17h com exposição e presença do Papai Noel no Centro Cultural Paschoal Magno que terá ainda uma exposição mostrando as roupas do Papai Noel ao longo dos tempos. A chegada do Papai Noel acontece às 17h e, até às 22h, será possível tirar fotos com o Bom Velhinho. O Horto do Fonseca receberá famílias para tirar fotos com o Papai Noel todos os dias, das 17h às 22h.

A via que corta o Campo de São Bento será enfeitada com gotas luminosas que dão a sensação de cair das árvores. Além disso, haverá um arco em formato de estrela cadente formando um corredor iluminado. O parque também contará com figuras natalinas gigantes como presentes, bolas e anjos, inclusive em volta do coreto.

A novidade ficará a cargo de um trenzinho que fará um pequeno circuito que sai da entrada que fica perto da Rua Domingues de Sá. A atividade será destinada às crianças e será necessário fazer o agendamento no dia, a partir do QR Code que fica ao lado da entrada dos passageiros. Apenas crianças com mais de 1,10m poderão entrar desacompanhadas.

Para esta sexta-feira, está programada uma intervenção circense com a Trupe da Bubu, às 18h. Em seguida, às 19h, será a inauguração das luzes natalinas, com show “Otávio Almeida canta Jobim & Sinatra”, no palco Paulo Gustavo (próximo da estátua do ator), às 19h30.

O palco principal, montado em cima do lago, terá programação nos finais de semana. No sábado (9), a festa será com DJ Matuto (18h), Choro na Rua convida Otávio Almeida (19h) e o cantor Claudio Zoli com o tour “O Show não pode parar” (20h30). O domingo (10) terá apresentação do DJ Taia Pitaia (18h), Orquestra da Grota (19h) e um especial Niterói Canta Erasmo Carlos com Daíra e Tacy (20h30). Nos intervalos, os DJs assumem novamente.

O Campo de São Bento ainda vai contar com um palco na Área Gourmet com apresentações durante a semana, a partir das 18h.

Terça-feira (12) – Música para todos e Músico Instrumentista
Quarta-feira (13) – O show do barzinho e apresentação musical
Quinta-feira (14) – Mari Cruz e Sérgio Mahatma
Sexta-feira (15) – Jair Silva e Resenha chapinha

Decoração Natalina – A tradicional árvore de São Francisco, na Praça do Rádio Amador, terá sua estreia no dia 10 de dezembro ao som da Orquestra Petrobras Sinfônica com a apresentação do ‘Viver a Paz – Concerto de um sonho’ e participação especial de Elba Ramalho. Os shows têm o patrocínio da Águas de Niterói. O monumento natalino terá 50 metros de altura e estrutura com 15 mil lâmpadas de Led nas cores azul, verde e vermelho.

A decoração de natal também terá pontos especiais em outras regiões da cidade. Na Zona Norte, haverá árvores natalinas no Horto do Fonseca (com Papai Noel a partir das 17h), na Praça Flávio Palmier (Barreto), Mirante da Vila Ipiranga, Engenhoca e no Bumba. A região central receberá enfeites na Praça Doutor Vitorino (Ponta da Areia) e na frente da sede da prefeitura. Além do Campo de São Bento e da Praça do Rádio Amador, a Zona Sul também terá árvore no Largo do Marrão. As regiões de Pendotiba e Oceânica também terão a marca do Natal com árvore na Praça de Maria Paula, Rótula do Engenho do Mato e Praça do Toboágua (Piratininga).

Além das árvores, as principais vias da cidade vão receber enfeites e iluminação especial como a Alameda São Boaventura (Fonseca), Avenidas Marquês do Paraná (Centro), Roberto Silveira (Icaraí), Quintino Bocaiúva (São Francisco), Prefeito Sylvio Picanço (Charitas), entre outras.

Programação pelos bairros:

A Prefeitura de Niterói também terá apresentações culturais em outros pontos da cidade. A programação segue até o fim de dezembro e será divulgada semanalmente.

Horto do Fonseca – A partir das 18h

9 de dezembro (sábado) – DJ (Taia), Flávia Bittencurt e Intimistas
10 de dezembro (domingo) – DJ (Mabruxo), Duo de Casa – Cacala Carvalho e Canequinha e Zé Alexandre

Horto do Barreto – A partir das 10h