Semana Municipal de Proteção Animal terá encontro de mulheres que irão debater sobre a atuação feminina na área

Gestores de diversos municípios também se reunirão para formar uma rede estadual de informações

A participação feminina na proteção animal será um dos temas de destaque da Semana Municipal de Proteção Animal, que será realizada entre os dias 5 e 7 de outubro pela Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

A programação começa às 9h da próxima terça-feira com o seminário “A força da mulher na proteção animal” na Sala Nelson Pereira dos Santos. O evento será aberto ao público, com limite de pessoas em função do protocolo de segurança contra a Covid-19. Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para dpa.meioambiente@gmail.com, com nome completo e contato.

A palestra terá participação da coordenadora de Direitos e Políticas das Mulheres de Niterói (CODIM), Fernanda Sixel, e tem como objetivo mostrar como a atuação das mulheres está fazendo diferença na pauta da defesa animal do país. Um dos destaques da programação, será a palestra de Carla Sássi, médica veterinária internacionalmente conhecida, que atuou nos resgates de centenas de animais nas tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana, e nos incêndios do Pantanal.

“Esse é o primeiro seminário com uma seleção de mulheres engajadas, que apresentarão temas de imensa importância para a pauta da proteção animal no nosso país. Esperamos que eventos semelhantes sejam realizados em outras cidades do Brasil. Daremos o pontapé inicial aqui em Niterói”, afirma Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.

O encontro também abordará a educação animalista, projetos com pets especiais, e a discussão sobre o avanço das leis em favor dos animais. Outro tema discutido será as perdas de fauna silvestre no Brasil. Neste aspecto serão abordados o tráfico de animais, a caça predatória e especialmente os atropelamentos que matam milhares de animais todos os anos, interferindo na biodiversidade.

O seminário também contará com a presença de parlamentares de diversas cidades, que irão destacar a presença feminina nas assembleias estaduais e câmaras de vereadores lutando pela pauta da proteção animal.

A programação do dia 5 também contará com o lançamento da nova edição da Cartilha de Educação Animalista e a apresentação dos novos voluntários que participarão de um programa junto à Coordenadoria de Direito dos Animais.

Gestores públicos também debaterão o tema – Na quinta-feira, dia 7, a Semana Municipal de Proteção Animal terá continuidade, no auditório do Caminho Niemeyer, com o Encontro Estadual de Gestores Públicos de Proteção Animal. O evento, que não será aberto ao público, tem o objetivo de contribuir de forma efetiva na elaboração de políticas públicas de proteção animal para o estado do Rio de Janeiro, unindo diferentes setores da gestão pública na esfera municipal para criar uma rede estadual de informações relevantes ao tema.

“Esperamos ter uma adesão de mais de 20 cidades do estado nesse evento. Será um dia de troca de experiências enriquecedoras para que possamos fortalecer ainda mais a política pública de proteção animal”, explica Marcelo Pereira.

A Semana Municipal de Proteção Animal terá ainda atividades em uma escola municipal com a nova edição da Cartilha de Proteção Animal e a entrega de novos livros sobre direito dos animais para a Biblioteca Popular de Niterói.

Programação

Dia 05 – terça-feira – Seminário A força da mulher na proteção animal

9h –  Abertura

11h – Fernanda Sixel – coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres

11h30- Educação Animalista:

 – Amanda Bellettini (Assembleia Legislativa do RS)

 – Elizabeth MacGregor (Fórum Nacional de Proteção Animal)

12h30 – Intervalo para o Almoço

13h30 – Projeto com animais especiais

– Luana Jotha (Projeto Meu Pet Especial)

14h –  Advocacia Animalista

– Giovana Poker (Associação Nacional de Advogados Animalistas)

14h30 Atropelamento de Fauna Silvestre

– Cecilia Bueno (Bióloga e pesquisadora)

15h – Legislação Animal no Brasil

– Juliana Prudêncio (Vereadora da Cidade de Três Corações /MG)

– Kitty Lima (Deputada estadual do Estado de Sergipe)

16h-  Ativismo Animal

– Karla de Lucas (Ativista e radialista)

16h30 – Resgate de animais em desastres (Mariana, Brumadinho e Pantanal)

– Carla Sássi (Médica veterinária GRAD BRASIL – Grupo de Resgates de Animais em Desastres) .

17h Encerramento

Mediadora do evento: Fernanda Campista (Médica veterinária e advogada)

Endereço: Sala Nelson Pereira dos Santos – Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos – Niterói.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo