Niterói promove ação do Novembro Azul no Hotel Arrendado, destinado à população em vulnerabilidade

Dando continuidade às ações do Novembro Azul, a Prefeitura de Niterói vai promover, na sexta-feira (26), atividades para conscientizar os acolhidos no Hotel Arrendado (destinado à população em vulnerabilidade social), sobre a necessidade do exame preventivo para combater o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A ação terá início às 9h e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) que coordena o hotel com capacidade para 70 pessoas, onde aproximadamente 80% das vagas são destinadas aos homens.

O secretário da SMASES, Elton Teixeira, afirma que a atividade tem por objetivo conscientizar e combater o preconceito que envolve o tema.

“É urgente educar os usuários do Hotel Emergencial sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a atividade visa combater o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença.  Acreditamos que a conscientização é o melhor caminho”, explica o secretário.

A musicista Luanna Araújo, que é pedagoga e educadora social, fará a abertura do evento. Em seguida, haverá uma palestra do médico clínico geral do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CapsAD – Fonseca), Juan Valente Martins, que vai dar uma palestra cujo tema é: “Saúde do homem: O que falta para a gente se cuidar?”. A programação segue com outra palestra importante. O coordenador do Centro de Referência do Homem da Prefeitura de Duque de Caxias, Paulo César da Conceição, vai abordar “O fenômeno da Violência e cuidados na saúde”. O evento se encerra com uma roda de conversa, conduzida por Daniel Noro de Lima, dentista do Consultório na Rua (Cnar). O tema do bate papo será “Construção democrática, saúde e luta por justiça social”.

A coordenadora do Hotel Emergencial, Marta Oliveira, destaca que o público-alvo do hotel é, em sua maioria, do sexo masculino e por isso é essencial sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

“Hoje estamos com 55 acolhimentos masculinos e 10 acolhimentos femininos. Nosso maior número é de homens e nossa intenção é levar informação e dar uma atenção especial para eles em relação à saúde. A ideia é que a ação não aconteça apenas em época de campanha, mas que ocorra de forma constante e se torne um costume entre o público masculino”, conta Marta.