Niterói promove ação do Novembro Azul no Hotel Arrendado, destinado à população em vulnerabilidade

Dando continuidade às ações do Novembro Azul, a Prefeitura de Niterói vai promover, na sexta-feira (26), atividades para conscientizar os acolhidos no Hotel Arrendado (destinado à população em vulnerabilidade social), sobre a necessidade do exame preventivo para combater o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A ação terá início às 9h e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) que coordena o hotel com capacidade para 70 pessoas, onde aproximadamente 80% das vagas são destinadas aos homens.

O secretário da SMASES, Elton Teixeira, afirma que a atividade tem por objetivo conscientizar e combater o preconceito que envolve o tema.

“É urgente educar os usuários do Hotel Emergencial sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a atividade visa combater o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença.  Acreditamos que a conscientização é o melhor caminho”, explica o secretário.

 A musicista Luanna Araújo, que é pedagoga e educadora social, fará a abertura do evento. Em seguida, haverá uma palestra do médico clínico geral do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CapsAD – Fonseca), Juan Valente Martins, que vai dar uma palestra cujo tema é: “Saúde do homem: O que falta para a gente se cuidar?”. A programação segue com outra palestra importante. O coordenador do Centro de Referência do Homem da Prefeitura de Duque de Caxias, Paulo César da Conceição, vai abordar “O fenômeno da Violência e cuidados na saúde”. O evento se encerra com uma roda de conversa, conduzida por Daniel Noro de Lima, dentista do Consultório na Rua (Cnar). O tema do bate papo será “Construção democrática, saúde e luta por justiça social”.

A coordenadora do Hotel Emergencial, Marta Oliveira, destaca que o público-alvo do hotel é, em sua maioria, do sexo masculino e por isso é essencial sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

“Hoje estamos com 55 acolhimentos masculinos e 10 acolhimentos femininos. Nosso maior número é de homens e nossa intenção é levar informação e dar uma atenção especial para eles em relação à saúde. A ideia é que a ação não aconteça apenas em época de campanha, mas que ocorra de forma constante e se torne um costume entre o público masculino”, conta Marta.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support