Centro Cultural Paschoal Carlos Magno retoma atividades com exposição que reúne clássicos do cinema e pandemia de Covid

Quem passeia pelo Campo de São Bento logo nota que, além do parque aconchegante e arborizado, o local abriga um belo espaço de paredes de vidro, integrando arte e natureza. É o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O espaço retoma as atividades artísticas na quarta-feira (22), com a exposição “Presente Distópico”, que aborda justamente a questão da pandemia mundial de Covid-19, que motivou o fechamento do espaço no início de 2020, e sua relação com clássicos do cinema pós-apocalíptico. O local, que é administrado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e foi utilizado como posto volante de vacinação, reabrirá a partir das 10h.

“O Paschoal Carlos Magno é um dos mais importantes espaços culturais de Niterói. Dentro do principal parque da cidade, o Campo de São Bento e com uma arquitetura que o torna uma própria obra de arte. Suas paredes de vidro permitem que o público enxergue o Paschoal. A retomada das atividades artísticas é fundamental para os niteroienses, principalmente, os frequentadores do Campo. O Projeto Vacina e Arte já serviu como piloto dessa retomada e agora, inauguramos nossa primeira exposição presencial: Presente Distópico,” disse o Presidente da FAN, Marcos Sabino.

Segundo Renato Almada, Superintendente da FAN e atual gestor do espaço, o retorno das atividades presenciais, após um longo intervalo, tem como objetivo oferecer atividades para todos os públicos, retomando o protagonismo cultural que o local tem na cidade. “Nos últimos meses, o Centro Cultural foi um dos pontos estratégicos de vacinação. Agora, com o avanço da população vacinada, podemos reformular e retomar as ações culturais”, destacou. 

Mais sobre o ensaio:

A ideia da exposição que reabre o Centro, surgiu em agosto de 2020. Diante das incertezas profissionais e emocionais trazidas pela pandemia, a fotógrafa Renata Xavier, a estilista Aline Ciafrino e a maquiadora Christina Gall, se uniram e criaram uma mostra fotográfica inspirada na cultura pop, em particular na produção cinematográfica. Ao final, 30 imagens da modelo e bailarina Suzana Quintanilha na cidade de Niterói, foram produzidas e publicadas em diversos países. 

Nelas, Suzana interpreta uma personagem que representa a força, a vida e a beleza segundo o olhar das artistas. O ensaio ‘Presente Distópico’ se divide em três partes: ‘O Ano em que a Terra Parou’, que retrata o sentimento dos primeiros momentos da pandemia: a chegada do vírus, o isolamento, as ruas vazias, as pessoas se protegendo dentro de suas próprias bolhas, o medo. A sequência de imagens é inspirada no filme ‘O Dia em que a Terra Parou’, de 1951, do diretor Robert Wise e em outras produções como ‘Blade Runner’ (1982), ‘Metrópolis’ (1927), ‘O Enigma de Andrômeda’ (1971). As fotos foram feitas na Avenida Amaral Peixoto.

A segunda parte do ensaio é chamada de ‘Sobreviventes’’, inspirada em ‘Mad Max’, ‘Planeta dos Macacos’ e em filmes de futuros distópicos, onde tudo foi destruído e há poucos resquícios de civilização e cidades, restam apenas os sobreviventes e a natureza. Essa sequência foi realizada na Praia de Piratininga, em Niterói.

A terceira e última sequência de imagens se refere ao futuro. ‘Novos Caminhos’, foi fotografada no próprio Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. O visual futurista dessa parte da mostra é inspirado nos filmes ‘sci-fi’, dos anos 50-60, na época do pós-segunda guerra mundial, quando disco voadores, alienígenas e a fantasia sobre o desconhecido se tornaram populares, assim como os super-heróis e toda a cultura pop/geek. Os visitantes poderão colaborar com a exposição num espaço inspirado pelo clássico distópico do cinema nacional ‘Limite’ (1931), de Mário Peixoto, feito no pós-primeira guerra mundial e depois da gripe espanhola, cuja temática é a existência humana e seus limites.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support