Niterói recebe representantes do setor cultural

Representantes do setor cultural de Niterói, acompanhados pelo secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, se encontraram na segunda-feira (07), com o prefeito de Niterói, Axel Grael. No encontro, foram debatidas as políticas públicas e os investimentos realizados pelo município para desenvolver a atividade cultural na cidade.

“Cultura é um direito e é fundamental avançarmos para seu fortalecimento. Niterói seguirá trabalhando para promover a diversidade cultural e ampliar os investimentos no setor. Não há caminho para o desenvolvimento pleno de uma sociedade que não passe pela preservação de sua história e valorização da cultura”, afirmou o prefeito Axel Grael.

No encontro, o secretário Leonardo Giordano entregou ao prefeito o projeto do Plano Municipal de Cultura. O documento foi elaborado de forma conjunta pela equipe da Secretaria das Culturas, sociedade civil e movimentos culturais, e prevê investimentos pelos próximos 10 anos na área. Após a avaliação do Executivo, o projeto será enviado para discussão na Câmara de Vereadores.

Entre as sugestões apresentadas no documento estão investimentos em equipamentos culturais na Zona Norte e na Região Oceânica, incluindo um Centro Cultural no Fonseca, e um Espaço Ecocultural no Parque Orla Piratininga. O secretário das Culturas, Leonardo Giordano, enfatizou que a cidade está dando um grande passo com a entrega do projeto.

“A cidade esperava por este Plano Municipal de Cultura, que completa a Lei do sistema de Cultura. Da mesma forma que a Saúde e Assistência Social têm o seu sistema, a Cultura também terá sua lei. Este é um capítulo importante na cultura da cidade”, pontuou o secretário.

Primeira mulher a se tornar presidente do Conselho Municipal de Cultura, Natália Vandannini, também participou da reunião.

“Estou muito emocionada e agradecida ao prefeito por nos receber e receber esse documento, que foi construído com a participação de vários segmentos culturais. Este é um dia realmente muito importante, era um sonho do setor cultural, já que o plano pontua diversas áreas”, contou Natália.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support