Prefeitura de Niterói homenageia servidoras que se destacaram na gestão municipal

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, na noite de quinta-feira (10), de uma homenagem a 50 servidoras indicadas por órgãos da Prefeitura, por se destacarem na gestão pública. A solenidade, que aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, faz parte da programação especial em homenagem ao Dia da Mulher, que seguirá até 30 de março, com oficinas, exposições, roda de conversas sobre temas variados e shows. O Festival Mulher, organizado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), é uma das principais atrações. A noite de homenagens foi encerrada com a apresentação da cantora, atriz, escritora e professora de música, a niteroiense Mona Vilardo.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que a força e a competência das mulheres contribuem de forma decisiva na gestão municipal e lembrou a presença feminina em diferentes cargos na Prefeitura.“Quando falamos do protagonismo da mulher, devemos falar como cidadãos, não é uma causa só das mulheres, mas de cidadania, de civilização. Niterói tem assumido a liderança em vários aspectos no que diz respeito ao direito e proteção das mulheres, e para conquistar mais avanços precisamos de oportunidades como estamos fazendo ao longo dos últimos anos, buscando fortalecer as políticas públicas. Só vamos sentir uma democracia plena com igualdade de gênero, de raça…”, disse o prefeito parabenizando as servidoras homenageadas.

De acordo com a secretária de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, a cidade tem somado conquistas importantes no que diz respeito às políticas públicas voltadas para as mulheres, mas reforçou que ainda há questões que precisam avançar.

“Foi mais um dia especial deste Festival, com agendas que a Codim vem construindo junto aos movimentos e organizações da cidade. Todo ano fazemos uma campanha com uma temática para comemorar esta data e, desta vez, o tema foi: Nossas conquistas são históricas e diárias, pautado em três marcos, o Direito à Educação, Direito ao Voto e Direito ao Trabalho sem autorização do marido. Seguimos avançando para conquistas diárias que cabe a cada uma de nós, e Niterói tem feito a sua parte apostando nas políticas públicas”, pontuou.

Representando as servidoras homenageadas, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Ana Lúcia Fernandes, não escondeu a emoção ao falar dos projetos que vem ajudando a desenvolver na gestão municipal e fez questão de citar a integração entre as secretarias e o trabalho em equipe.

“Esta homenagem reafirma a importância da presença feminina na gestão pública. As servidoras têm papel fundamental para fazer esta engrenagem funcionar. Quero socializar esta homenagem com todas as profissionais que estão na Prefeitura desempenhando seus trabalhos com competência, garra, dedicação e determinação”, afirmou.

A noite de homenagem contou ainda com a presença da primeira-dama, Christa Grael, das secretárias municipais de Fazenda, Marília Ortiz, de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, da Controladora Geral do Município, Cristiane Mara, e da deputada estadual Martha Rocha.

Programação – Nesta sexta (11), a programação segue com o ritmo contagiante da cantora Sandra Sá, com músicas que marcaram sua carreira, a partir das 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural). Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a lotação, e com uso obrigatório de máscaras. Também será exigida a apresentação do comprovante de vacina. Debates e shows ocorrerão no mesmo local.

O Festival encerra as atividades no dia 30, às 18h, com a entrega do Prêmio Inês Etienne Romeu, que está em sua quinta edição, e homenageia mulheres que se destacaram em suas atividades e participaram da luta pelos direitos da mulher em diferentes áreas. Este ano, serão homenageadas 10 mulheres que atuaram individualmente, ou enquanto representantes de instituições, nas seguintes categorias: diversidade de áreas de atuação; diversidade racial; e/ou diversidade geracional. A atração da noite será a poetisa, jornalista, escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda. A programação completa do mês da mulher está disponível no Instagram da Codim (/mulheresniteroi).