Prefeitura de Niterói abre 50 vagas em curso de extensão destinado a lideranças comunitárias em parceria com a UFF

A Prefeitura de Niterói está com 50 vagas abertas para o Curso de Extensão “Pedagogia Social, Direitos Humanos e Cidadania Planetária”, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) em parceria com o projeto Pipas, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é promover educação em Direitos Humanos nas regiões de vulnerabilidade social do município. As inscrições podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/HxWa8SC8DTSNTffAA até o dia 16 de abril. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 110 horas acadêmicas emitido pela UFF. A capacitação é voltada para lideranças comunitárias da cidade.

O coordenador do Eixo de Promoção e Educação em Direitos Humanos da SMDH, Jersey Simon, destaca que a formação traz a experiência e o pioneirismo da Pedagogia Social da UFF para somar à prática dos agentes sociais que atuam na cidade.

“Além de disseminar a temática dos direitos humanos nos territórios vulneráveis de Niterói, nós queremos apoiar e fortalecer as ações, iniciativas e projetos sociais do município, capacitando e dando ferramentas para que quem está atuando na ponta seja ainda mais comprometido com a humanidade”, explica o coordenador.

A aula inaugural será no dia 19 de abril, no Caminho Niemeyer. O Curso de Extensão “Pedagogia Social, Direitos Humanos e Cidadania Planetária” será coordenado pela professora, mestre em Educação pela UFF, Margareth Martins de Araújo, e ministrado pelo Projeto Pipas. Dentre os objetivos do curso, está a promoção da Educação em Direitos Humanos nas áreas de vulnerabilidade social, a partir da formação de lideranças comunitárias, educadores sociais e populares.

As aulas acontecerão toda terceira quinta-feira do mês, com cronograma disponibilizado previamente, em ambiente oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Promoção e Educação em Direitos Humanos – Política Pública transversal e intersetorial, inspirada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2006) e no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH 2005/2014) da ONU.