Prefeitura de Niterói realiza evento para apresentar sistema de avaliação e gestão de políticas públicas

A Prefeitura de Niterói promove a I Jornada do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Niterói (Simagi), na terça-feira (24) e quarta-feira (25), na Sala Nelson Pereira dos Santos. A cidade já possui uma estrutura de planejamento de curto, médio e longo prazo bem estruturada e, neste novo passo, traz a Avaliação e a Gestão da Informação das Políticas Públicas para o centro da agenda municipal. No evento, será apresentada esta nova política, iniciativa fundamental para qualificar a gestão baseada em evidências e orientada para resultados. Serão realizadas mesas de debates e lançamentos da rede de cooperação técnica do sistema e de livros sobre diretrizes de avaliação.

Inovador na gestão pública municipal, o Simagi tem como objetivo institucionalizar uma cultura de avaliação das políticas públicas dos órgãos do município a fim de analisar os resultados das ações desenvolvidas pela Prefeitura. Além disso, o Sistema será importante para estabelecer uma estratégia de gestão de dados de políticas públicas para subsidiar a administração pública com informações sobre a cidade, a população e as ações já realizadas. Elaborado em um processo colaborativo entre os órgãos do governo, o sistema é coordenado pela Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag).  

“A criação do Simagi estimula a cultura de avaliação das políticas, a transparência e a participação social, proporcionando que os niteroienses participem mais ativamente das ações realizadas no município. Além disso, gestores e moradores terão mais evidências para avaliar o trabalho da Prefeitura, enquanto a gestão terá dados disponíveis para elaborar com mais eficiência as políticas públicas e direcionar os investimentos para a cidade”, adiantou Ellen Benedetti, secretária da Seplag.

Os instrumentos de monitoramento, pesquisas, análise de dados, entre outros, que compõem o Sistema serão apresentados na I Jornada do Simagi. Entre eles, está a Pesquisa Municipal por Amostra de Domicílios, que representa uma inovação na gestão pública municipal brasileira. Com ela, a Prefeitura dará um salto na compreensão sobre a realidade da sua população, monitorando os impactos das políticas públicas já realizadas e subsidiando a criação de novas estratégias.

Para aprimorar as avaliações que são realizadas atualmente, o Simagi estabelece o Plano Bianual de Avaliação: uma agenda de estudos de avaliação sobre programas em desenvolvimento; e a Rede de Cooperação Técnica, que estabelecerá um outro patamar para as parcerias estratégicas com os órgãos parceiros da sociedade civil, como a Unesco, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros. O objetivo é aperfeiçoar os processos de monitoramento e avaliação. Já a Rede de Observatórios articula órgãos da Prefeitura para melhorar o fluxo na produção, circulação e divulgação de dados e será formada pelos observatórios da cidade.

O Fórum Intersetorial de Avaliação será um amplo espaço de mobilização da sociedade civil, e vai contar com conselhos municipais, entidades de classe, movimentos sociais e organizações. Presidido pelo prefeito Axel Grael, será espaço de estudos e avaliações de planos como o Plano Niterói Que Queremos e outros. Por último, o DataNit é o Sistema Informatizado de Gestão de Dados de Políticas Públicas com a função de modernizar uma estratégia de armazenamento, integração e análise de dados para aprimorar a produção de indicadores que reflitam, de forma mais dinâmica e assertiva, a realidade do município.

“Quando idealizamos o Simagi, entre todos os órgãos da Prefeitura, tínhamos a premissa de que era necessário aprimorar a estratégia de gestão baseada em evidências. Com dados organizados, parceiros estabelecidos, comprometimento e envolvimento da sociedade civil, e uma agenda concreta de estudos e pesquisas a serem produzidas, Niterói poderá dar um grande salto no aperfeiçoamento de políticas públicas que melhorem ainda mais a vida das pessoas”, complementa Severine Macedo, subsecretária da Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas (SSAGI).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support