Prefeitura de Niterói já concluiu 75% das obras de urbanização das comunidades do Viradouro e União

As obras de urbanização das comunidades do Viradouro e União, em Santa Rosa, estão com 75% dos trabalhos concluídos. A Prefeitura de Niterói já realizou a contenção de encostas em oito pontos da comunidade, tem um com obras em andamento e mais um para ser iniciado. Onze vias já receberam urbanização, com drenagem e pavimentação. No momento, mais nove recebem as intervenções e outras duas vias ainda receberão as melhorias. O trabalho também acontece em duas praças e em uma quadra poliesportiva. A revitalização do campo Nossa Senhora das Graças será iniciada em breve.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatiza que as obras seguem avançando, e ressalta que, desde 2013, a gestão municipal vem promovendo melhorias urbanas e de equipamentos comunitários em diferentes regiões da cidade.

“São regiões que mais precisavam desse olhar de integração, regiões como as comunidades Viradouro e União. Essas intervenções levam diversos benefícios para a população, não apenas na área urbana, mas também na área social”, diz.

O projeto de urbanização conta com um investimento na ordem de R$ 40 milhões da Prefeitura de Niterói. A iniciativa do Município também gerou oportunidades de trabalho com contratação de mão de obra do local. A região também receberá uma plataforma digital, nos moldes da que funciona atualmente na Engenhoca. A obra do prédio já foi concluída.

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, explica que o projeto da Prefeitura para esta área contempla a construção de novos espaços de convivência com equipamentos de lazer, quadras poliesportivas, pavimentação com a requalificação das vias, melhoria das calçadas, rede de drenagem com a construção e reforma das canaletas, além de obras de contenção de encostas em diferentes pontos da comunidade.

De acordo com Carrera, o projeto também apresenta a implantação e reconstrução dos pontos de iluminação pública e a revitalização de escadarias como as que existem nas ruas Desembargador Diniz do Vale e Doutor Almir Madeira, garantindo melhor acesso às edificações do alto da comunidade, através de escadas amplas, iluminadas e com paisagismo. O campo dos Padres, como é tradicionalmente conhecido na comunidade, receberá revitalização completa, com instalação de gramado sintético.

“Viradouro e União estão recebendo intervenções muito importantes para melhor qualidade de vida da população. São comunidades que precisavam desse olhar da Prefeitura. Este é um conjunto de obras de urbanização e implantação de infraestrutura, uma mudança na vida dos moradores. Estamos melhorando a acessibilidade dos moradores às suas residências”, enfatiza.

Além de todo o trabalho de urbanização na comunidade do Viradouro, a região passará a contar, ainda, com uma plataforma digital. O prédio, que segue os moldes da unidade que funciona no bairro da Engenhoca, na Zona Norte, oferecendo aos jovens cursos profissionalizantes, já está com a obra finalizada. O próximo passo será a contratação da Organização Social que efetuará a gestão do espaço, e que irá realizar a compra de mobiliário e equipamentos. O processo será administrado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fotos: Leonardo Simplício