Prefeito de Niterói participa do Fórum WSIS 2022

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou do Fórum WSIS 2022 (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação), nesta segunda-feira (30), sobre a temática Bem-Estar, Inclusão e Resiliência: Cooperação WSIS para acelerar o progresso nos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A reunião aconteceu de forma remota e reuniu representantes de diversas cidades e países.

Axel participou da mesa redonda dos prefeitos sobre “Desafios e melhores práticas de soluções inovadoras de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento urbano em um mundo pós-Covid-19” e foi palestrante na mesa “Cidades Inteligentes, condutores do Desenvolvimento Sustentável Inovador”.

“Desde 2013, Niterói vem priorizando o meio ambiente e se tornando uma cidade inteligente (smart city) focada nos cidadãos, com desenvolvimento baseado em sustentabilidade e inclusão social. Estamos comprometidos em estimular o setor de inovação, ciência e tecnologia. Além disso, Niterói vem aprimorando o uso de plataformas e ferramentas tecnológicas como o Sigeo Niterói, o Observa Niterói, o Colab e o Cisp”, disse o prefeito.

Axel reforçou o potencial de inovação de Niterói e o desenvolvimento de projetos para alavancar start-ups. O prefeito citou ainda que a prefeitura trabalha para implantar soluções e projetos para os vários desafios da cidade.

“Eu acredito que tecnologias de informação e comunicação são ferramentas importantes para o desenvolvimento sustentável de uma cidade inteligente. Precisamos focar no capital humano, baseado na vocação da cidade e na proteção ao meio ambiente, nos preocupando com as gerações atuais e futuras”, declarou.

O Fórum Mundial sobre a Sociedade da Informação (World Summit on the Information Society – WSIS) age como um incentivador de políticas sobre a manutenção e adaptação da internet às demandas sociais visando promover segurança e estabilidade da rede até lidar com questões de uso e mau uso da Internet. Outro objetivo é apontar boas práticas de governança, compartilhamento de informação técnica e trabalhar o engajamento de grupos de interesse na tarefa de ampliar e acelerar a acessibilidade da internet.