Representantes da SMASES participam da assembleia de criação da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) de Niterói vão participar da assembleia geral de fundação da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (Apalap), que será realizada nesta segunda-feira (6), na sede Amorbela, às 18horas. Atualmente, a base de dados da SMASES conta com 100 pescadores cadastrados.

A assembleia geral será aberta ao público. A Apalap será uma associação civil, filantrópica, sem fins lucrativos e autônoma em suas decisões. Um dos objetivos previstos no estatuto é o de promover a melhoria das condições de trabalho e renda para garantir a valoração econômica e a sustentabilidade socioambiental da cadeia da pesca na lagoa de Piratininga, além de ter um forte compromisso com a defesa e preservação do sistema lagunar da Região Oceânica de Niterói.

“A coletividade, a autogestão, a produção sustentável que respeite o meio ambiente da produção ao consumo, que estabeleça horizontalidade nas relações e que institua uma comercialização justa são princípios da economia solidária. Esse princípio se consolida quando a produção se organiza em uma associação ou cooperativa de trabalhadores, evitando a disputa e concorrência entre si, aumentando a produtividade e a venda com os trabalhadores formalizados numa instituição única de cadeia produtiva, possibilitando que todos tenham a divisão de tarefas e de lucros de maneira justa e equitativa”, enfatiza o secretário de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói, Elton Teixeira.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support