Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para a segunda edição do Prêmio Vereador Renatinho

A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para o II Prêmio de Direitos Humanos “Vereador Renatinho” até o próximo dia 26. Ao todo, são 10 categorias com possibilidade de premiação: Proteção dos Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Igualdade Étnica e Racial, Diversidade Sexual e de Gênero, Liberdade Religiosa, Migrantes e Refugiados, Segurança Pública, Povos Tradicionais, Direito à Cidade e Moradia e Combate aos Efeitos da Pandemia. A premiação, que é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, tem como objetivo incentivar e inspirar boas práticas voltadas para os direitos humanos em Niterói. Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail smdh@smdh.niteroi.rj.gov.br.

O prêmio é destinado a pessoas físicas e instituições da cidade. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (7). Entre os critérios para inscrição deve constar no corpo do e-mail a identificação da categoria selecionada, identificação da pessoa física ou jurídica indicada, com breve histórico de biografia, entre outros.

A seleção dos melhores inscritos em cada categoria será definida a partir do histórico de atuação na área de Direitos Humanos, do desenvolvimento de ações relevantes no período de 2021 e 2022, a implementação de práticas inovadoras em relação ao tema, a relevância e o impacto social do trabalho realizado e a contribuição prestada à implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos. Os premiados receberão certificados durante uma cerimônia que será realizada no dia 15 de julho, data em que é celebrado o Dia Municipal pelos Direitos Humanos.

O secretário de Direitos Humanos de Niterói, Rafael Adonis, conta que o prêmio reforça a importância do trabalho realizado pelo vereador Renatinho, quando ele atuava no legislativo niteroiense e as ações humanitárias promovidas por entidades e personalidades da cidade. Renatinho morreu em março de 2021, vítima da Covid-19.

“É fundamental que o município promova uma premiação de Direitos Humanos, sobretudo, fazendo a reflexão e devida homenagem ao grande Renatinho, que sempre foi um defensor dessa temática tão importante no legislativo municipal. Este prêmio serve para consolidar que Niterói, de fato, busca a promoção de direitos, contemplando entidades da sociedade civil e personalidades que lutam diariamente para promover as melhores ações de natureza humanitária. Isso só demonstra o quão a nossa cidade está preocupada em oferecer dignidade, fomentar o respeito e incentivar a Declaração Universal dos Direitos Humanos em todos os setores da sociedade”, destacou o secretário.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support