Prefeito de Niterói apresenta na OAB políticas públicas para preservação do meio ambiente

Como parte das atividades e programações da semana do meio ambiente em Niterói, o prefeito Axel Grael participou na noite desta quarta-feira (8) do encontro “Niterói Rumo a 2030, Desenvolvimento e Sustentabilidade na Agenda Municipal” no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Niterói. Grael fez uma apresentação sobre as iniciativas ambientais e sustentáveis implantadas pelo município e reiterou que a cidade possui 56% de áreas protegidas.

“Iniciamos nosso trabalho em 2013 com a criação do Projeto Niterói Mais Verde e fomos recategorizando as áreas de Niterói que, de alguma forma, necessitassem de proteção, criando políticas públicas, investindo e realizando ações nas áreas de preservação ambiental e sustentabilidade. É muito importante falarmos de nossos projetos na Ordem dos Advogados, que é uma instituição de muito respeito e força junto a sociedade civil. Vale lembrar que quando o governo está criando uma unidade de conservação não está cumprindo só uma função ecológica, mas social e econômica e é fundamental termos parcerias e pessoas ao lado do poder público nessas iniciativas”, destacou o prefeito.  

O prefeito de Niterói lembrou que a cidade está investindo mais de R$ 300 milhões em ações de sustentabilidade dentro do eixo Niterói 450 anos que prevê obras como: conclusão do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, restauração da Ilha de Boa Viagem, ações de reflorestamento, ampliação da malha cicloviária e melhoria da infraestrutura de unidades de conservação.

O presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, destacou que o órgão promove, até sábado (11), a Semana do Meio Ambiente, coordenada pelo Departamento de Cultura e Eventos, dirigido por Fernando Dias, em parceria com a Comissão de Direito Ambiental.

“A OAB Niterói é uma instituição que se engaja. Também estamos para proteger a cidade de forma sustentável, com nossa participação no conselho de meio ambiente. Esse diálogo com o poder público é imprescindível”, observou o presidente da OAB Niterói.

Rogério Rocco, presidente da Comissão de Direito Ambiental, foi um dos mediadores e falou sobre alguns avanços da cidade na área.

“Niterói se destaca no cenário nacional com suas políticas públicas, que vão desde a criação de uma Secretaria do Clima até grandes investimentos em macrodrenagem, renaturalização de rios e criação de unidades de conservação, entre outras iniciativas. Recentemente, fizemos a trilha do Parque das Águas Escondidas. Ficamos felizes em saber que uma parte da história ambiental da cidade está sendo resgatada pela prefeitura e que aquela área que abriga o primeiro aqueduto de Niterói será preservada”, concluiu o conselheiro.

Além do prefeito Axel Grael, a mesa foi composta por Pedro Gomes, presidente da OAB, Fernando Dias, diretor de Cultura e Eventos da OAB, Rogério Rocco, presidente da Comissão de Direito Ambiental, Júnior Rodrigues, do Cerimonial da OAB, Jaqueline Cristina dos Santos, presidente da Comissão de Igualdade Racial, e Cristiane Jaccoud, vice-presidente da comissão de direito ambiental da OAB.

Foto : Bruno Eduardo Alves 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support