Niterói assina termo de colaboração com a vila portuguesa de Forjães

A Prefeitura de Niterói assinou, nesta quinta-feira (30), um termo de colaboração com a Vila de Forjães, situada na cidade de Esposende, no distrito de Braga, em Portugal. A vila portuguesa mapeou um número significativo de forjanenses emigrados para Niterói e procurou o município para estreitar as relações entre as localidades. A assinatura, realizada em reunião virtual, é parte do programa comemorativo do 33° aniversário de elevação a vila de Forjães.

De acordo com o termo de colaboração, Niterói e Forjães vão realizar intercâmbios e cooperação em diferentes formas nos campos da ciência e tecnologia, economia e comércio, desporto, agricultura, saúde, educação, cultura,e turismo, promovendo assim a prosperidade e o desenvolvimento recíproco.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que, no mês passado, Niterói e Braga ratificaram um acordo de cidades irmãs, assinado virtualmente em fevereiro deste ano, estabelecendo parcerias comerciais e a troca de informações para impulsionar e fomentar novos negócios. A parceria também estimulou Forjäes a procurar a Prefeitura de Niterói para propor a assinatura.

“Recebemos esta iniciativa de forma muito positiva e vamos colaborar no que for preciso. Em Niterói, temos uma das maiores comunidades de estrangeiros e um Clube Português bastante atuante e representativo. Acredito que Brasil e Portugal precisam cooperar cada vez mais para a troca de experiências. Essa aproximação tem muita sinergia e, com certeza, trará resultados positivos”, enfatizou.

O Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói (EGP) ficará responsável por coordenar, junto à presidência da Assembleia de Freguesia, a colaboração. A secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, destacou que serão desenvolvidas ações entre o município e a vila. 

“Estamos avançando na estratégia de internacionalização de Niterói para estimular o desenvolvimento em várias áreas da cidade, por meio de atividades que beneficiem ambos os lados e aproximem os povos. Existe uma sinergia natural entre os povos, principalmente por conta da linguagem, que facilita essa troca. Durante as conversas com a equipe de Forjães foram pensadas diversas atividades que serão detalhadas no plano de trabalho”, pontuou.

O presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães, Carlos Manuel Gomes de Sá, disse que a Junta de Freguesia de Forjães vem estabelecendo parcerias com as localidades onde residem os forjanenses. Segundo ele, Braga tem atualmente mais de 10 mil brasileiros e foi um dos municípios que mais cresceu nos últimos anos.

“Neste momento, estamos a desenvolver o projeto Forjanenses pelo Mundo, que pretende, por vontade dos próprios, rastrear emigrantes forjanenses, sendo muito importante a comunidade que temos em Niterói. Tivemos inúmeros forjanenses aí emigrados, destacando-se a figura de António Rodrigues Alves de Faria, fundador, em 1909, da Companhia de Comércio e Navegação”, detalhou.

Fotos: Luciana Carneiro 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support