Niterói faz mutirão no Cras do Cafubá para acesso ao CadÚnico

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária vai realizar mais um mutirão para cadastrar as famílias no Cadastro Único. Desta vez, a ação acontece no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Cafubá (Rua Deputado José Luiz Ertal, 320). É importante ressaltar que o atendimento é voltado apenas para as pessoas que já possuem agendamento e estão sendo convocadas pela equipe do Cras de referência. A informação foi divulgada durante vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, na noite desta quinta-feira (30).  

“O CadÚnico é a porta de entrada para diversos benefícios, como a moeda social Arariboia. A moeda social é um programa de transferência de renda relacionado também com economia solidária, que vem mudando a vida de milhares de niteroienses para melhor. Vale destacar que ao mesmo tempo que a moeda Arariboia ajuda a essas famílias em situação de pobreza e pobreza extrema, ajuda também a desenvolver o comércio nos bairros”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, explicou que o CadÚnico Itinerante é um serviço em formato de mutirão que tem como objetivo adiantar o atendimento de quem já está aguardando agendamento em cada Cras. De acordo com ele, a cada semana a equipe da Secretaria estará em um Cras com um grupo para dar um reforço e adiantar a fila de espera.

“Há cerca de 15 dias foi iniciada uma ação nos Cras do município com o CadÚnico Itinerante. O Cras da Vila Ipiranga foi o primeiro a receber o serviço e cadastrou 524 famílias em seis dias da ação. Nossa ideia é zerar a fila em todos os Cras até agosto, fazendo com que o usuário chegue no Cras seja prontamente atendido”, enfatizou.

Vacinação – O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, afirmou que, em relação à Covid-19, o cenário atual é de estabilidade. O secretário disse que, há algumas semanas, houve um aumento do número de casos, mas que não representou uma elevação proporcional das internações e óbitos. Rodrigo Oliveira enfatizou que a situação no momento é estável em razão da alta cobertura vacinal na cidade.

“É muito importante continuar atualizando o calendário de vacinação. Quem tem 40 anos ou mais já pode receber a segunda dose de reforço. É fundamental que todos sejam alertados sobre a importância de se manter a carteira de vacinação atualizada. Vacinação não é uma decisão individual”, destacou Rodrigo Oliveira.

O secretário de Saúde acrescentou que a imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas, nas policlínicas do Vital Brazil, Itaipu, Barreto, São Lourenço, Piratininga e Engenhoca além do posto volante em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães, em Jurujuba.

A população de Niterói pode realizar o agendamento gratuito da vacina contra a Covid-19 pelo aplicativo Colab, um método mais prático que permite marcar data e horário, evitando filas. Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói: www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina. Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para contato@colab.re.

Confira os locais de vacinação para adultos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu –Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
Locais de vacinação para crianças:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Av. Jansen de Melo, s/n – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support