Niterói faz mutirão no Cras do Cafubá para acesso ao CadÚnico

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária vai realizar mais um mutirão para cadastrar as famílias no Cadastro Único. Desta vez, a ação acontece no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Cafubá (Rua Deputado José Luiz Ertal, 320). É importante ressaltar que o atendimento é voltado apenas para as pessoas que já possuem agendamento e estão sendo convocadas pela equipe do Cras de referência. A informação foi divulgada durante vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, na noite desta quinta-feira (30).

“O CadÚnico é a porta de entrada para diversos benefícios, como a moeda social Arariboia. A moeda social é um programa de transferência de renda relacionado também com economia solidária, que vem mudando a vida de milhares de niteroienses para melhor. Vale destacar que ao mesmo tempo que a moeda Arariboia ajuda a essas famílias em situação de pobreza e pobreza extrema, ajuda também a desenvolver o comércio nos bairros”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, explicou que o CadÚnico Itinerante é um serviço em formato de mutirão que tem como objetivo adiantar o atendimento de quem já está aguardando agendamento em cada Cras. De acordo com ele, a cada semana a equipe da Secretaria estará em um Cras com um grupo para dar um reforço e adiantar a fila de espera.

“Há cerca de 15 dias foi iniciada uma ação nos Cras do município com o CadÚnico Itinerante. O Cras da Vila Ipiranga foi o primeiro a receber o serviço e cadastrou 524 famílias em seis dias da ação. Nossa ideia é zerar a fila em todos os Cras até agosto, fazendo com que o usuário chegue no Cras seja prontamente atendido”, enfatizou.

Vacinação – O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, afirmou que, em relação à Covid-19, o cenário atual é de estabilidade. O secretário disse que, há algumas semanas, houve um aumento do número de casos, mas que não representou uma elevação proporcional das internações e óbitos. Rodrigo Oliveira enfatizou que a situação no momento é estável em razão da alta cobertura vacinal na cidade.

“É muito importante continuar atualizando o calendário de vacinação. Quem tem 40 anos ou mais já pode receber a segunda dose de reforço. É fundamental que todos sejam alertados sobre a importância de se manter a carteira de vacinação atualizada. Vacinação não é uma decisão individual”, destacou Rodrigo Oliveira.

O secretário de Saúde acrescentou que a imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas, nas policlínicas do Vital Brazil, Itaipu, Barreto, São Lourenço, Piratininga e Engenhoca além do posto volante em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães, em Jurujuba.

A população de Niterói pode realizar o agendamento gratuito da vacina contra a Covid-19 pelo aplicativo Colab, um método mais prático que permite marcar data e horário, evitando filas. Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói: www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina. Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para contato@colab.re.

Confira os locais de vacinação para adultos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu –Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
Locais de vacinação para crianças:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Av. Jansen de Melo, s/n – São Lourenço.