Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgata pinguim na Ilha da Conceição

Um pinguim foi resgatado, nesta terça-feira (23), por uma equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói. O animal foi encontrado por pescadores da Colônia de Pescadores da Ilha da Conceição.

Ao verem a ave, os pescadores ligaram para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), solicitando ajuda especializada. Após o resgate, o pinguim foi encaminhado para avaliação e será reintegrado ao habitat natural.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Guarda Municipal, Renato Macedo, o aparecimento de pinguins é comum nesta época do ano.

“Essa espécie é Pinguim de Magalhães e vem da Argentina. Devido às mudanças de corrente marítima, alguns se perdem dos demais e acabam parando na Baía de Guanabara”, explicou.

Macedo reitera que, em casos como esses, quem encontrar um animal silvestre deve entrar imediatamente em contato para que as equipes possam ser deslocadas para o local e fazer o resgate.  A Coordenadoria especializada já salvou, só este ano, mais de 1,1 mil animais silvestres na cidade.

Resgates de acordo com a espécie – Os agentes são treinados para esse tipo de situação. Em cada resgate é feito um procedimento de acordo com a espécie. Num primeiro momento os animais passam por uma avaliação pela própria equipe de resgate e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo