Prefeitura de Niterói disponibiliza solicitação online para carga e descarga em mudanças residenciais

Quem quiser fazer uma mudança de residência em Niterói já pode solicitar a autorização para carga e descarga no Portal de Serviços de Niterói, a partir desta quinta-feira (8). A autorização, que é obrigatória, é importante para a organização do trânsito do município, uma vez que algumas vias da cidade têm restrição de horário e dia para realizar a mudança.

O Portal de Serviços disponibiliza informações sobre 300 serviços oferecidos na cidade, sendo 36 deles totalmente digitais. Somente neste ano, já foram registrados 297 mil acessos ao site. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Modernização, é responsável pela transformação digital dos serviços em parceria com os demais órgãos.

“Agora, os cidadãos e cidadãs poderão fazer a solicitação, acompanhar e organizar o dia e horário da mudança sem sair de casa, em um celular ou computador. A Prefeitura de Niterói está investindo na transformação digital do município para tornar os serviços cada vez mais acessíveis para a população, com um atendimento mais ágil e transparente”, destacou a secretária de Planejamento, Ellen Benedetti.

O presidente da NitTrans, Gilson Souza, afirmou que a autorização para carga e descarga é fundamental para melhorar a mobilidade de Niterói e organizar o ordenamento das vias quando a edificação não tem o espaço necessário para carga e descarga na área interna. A digitalização do serviço faz parte do esforço de modernização do órgão.

“A importância desse serviço é em virtude da grande demanda de mudanças especialmente na região de Icaraí, onde chegamos a ter mais de 100 pedidos por mês. Dessa forma, podemos planejar datas e horários para que essa operação seja realizada sem maiores prejuízos ao trânsito”, explicou Gilson Souza.

Antes desta novidade, a autorização poderia ser solicitada por e-mail, com o preenchimento de um formulário, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Nittrans (Praça Fonseca Ramos s/nº, sobreloja, no Centro de Niterói). O atendimento presencial será mantido para auxiliar as pessoas com dificuldade de acesso à internet. Para realizar o pedido, é necessário ligar para o telefone 2621-5558 ou protocolar pedido no Setor de Protocolo da Nittrans.

Passo a passo – Os interessados em solicitar a autorização devem entrar no Portal de Serviços (servicos.niteroi.rj.gov.br) ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão” e fazer login com a conta Gov.Br. Os cidadãos devem buscar por “Solicitar autorização para carga e descarga de mudanças residenciais”, clicar em “Solicite Aqui”, preencher o formulário e anexar os documentos necessários. O resultado da análise sairá em até três dias. A solicitação poderá ser acompanhada pelo Portal e o cidadão também será notificado em seu celular.