MAC tem iluminação especial para dar visibilidade à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi iluminado com luzes na cor amarela, na noite desta sexta-feira (9), em alusão à campanha Setembro Amarelo, de atenção à depressão e prevenção ao suicídio. A iniciativa dá visibilidade ao problema que, a cada dia, faz mais vítimas no Brasil e no mundo.

Durante o mês de setembro, várias ações serão realizadas na cidade. Além do MAC, a Câmara Municipal e outros prédios importantes de Niterói também terão as fachadas iluminadas com lâmpadas na cor amarela. A Câmara programou rodas de conversas, seminários, e pretende protocolar um Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio.

As estatísticas revelam que é fundamental falar do tema. Segundo a pesquisa mais recente feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, no Brasil, foram registrados cerca de 14 mil casos de suicídio. Mundialmente, esse número chega a 700 mil por ano.

Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos, a pedido da empresa farmacêutica Janssen, informa que o tempo médio para uma pessoa procurar ajuda foi de 39 meses (três anos e três meses). A demora ocorreu, principalmente, por falta de consciência de se tratar de uma doença (18%), resistência (13%), e medo da reação dos outros ou vergonha (13%).

Fotos: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support