Planejamento faz oficinas com servidores sobre Estratégia de Governo Digital de Niterói

Com o intuito de mapear objetivos estratégicos para a transformação digital do município, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói (SEPLAG) realizou três oficinas temáticas com servidores da Prefeitura. Mais de 140 participantes debateram as melhores práticas para ampliar a oferta de serviços digitais no município, aprimorar e tornar mais acessível o atendimento ao cidadão, tornar o planejamento e a gestão de tecnologia mais eficiente, além de fortalecer a participação social. A iniciativa faz parte da elaboração da Estratégia de Governo Digital de Niterói (EGD).

As oficinas foram realizadas no auditório do Caminho Niemeyer e tiveram os seguintes temas: “Transformação digital de serviços e processos, integração e interoperabilidade de canais e plataformas”; “Governo aberto, participativo e inclusivo, fomento à cultura digital” e “Governança e gestão de TIC, infraestrutura tecnológica”. Cada órgão municipal indicou representantes para participarem das oficinas.

“Por meio de dinâmicas participativas e interativas entre os representantes dos órgãos, foi possível aprimorar nossa capacidade de planejar o uso da tecnologia na cidade. Em cada oficina, debatemos objetivos e necessidades e nos reunimos para discutir as lições aprendidas. Com o término dos eventos, o material coletado será sistematizado e projetado para avançar na publicação dos planos de tecnologia e da estratégia de governo digital até o fim do ano”, explicou o subsecretário de Modernização da Gestão, Enzo Mayer Tessarolo.

A Estratégia de Governo Digital tem como objetivo final aprimorar e ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos em Niterói, investindo na transparência e na celeridade dos processos. A medida será importante também para garantir economicidade nos gastos públicos, desburocratização de processos e a integração entre os sistemas da Prefeitura. O resultado vai possibilitar políticas públicas ainda mais eficazes para a população.

“As Oficinas Temáticas foram pensadas e construídas para tornar o processo de desenvolvimento da EGD mais colaborativo e inclusivo, com a participação de servidores de diversos níveis. Os encontros nos proporcionaram como aprendizado a importância de fomentar a abertura de espaços de livre comunicação e troca de experiências. Dessa forma, será possível aprimorar a coordenação das ações de governo digital e mapear com maior facilidade as necessidades dos órgãos e entidades”, finalizou Camila Moreira, gestora de Governança e Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEPLAG.

As oficinas contaram com a participação de Claudia Pfeiffer, coordenadora adjunta e professora do MBA Cidades Inteligentes e do Curso de Extensão Empreendedorismo em Favela Inteligente da UFRJ, e de Ricardo Poppi, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com atuação em temas de software livre, dados abertos e plataformas digitais de participação social e diretor no Instituto Cidade Democrática. Além de Flávia Bernadini, professora da UFF e coordenadora do Grupo de Interesse em Governo Digital. Participaram também equipes da Escola de Governo e Gestão (EGG) de Niterói e do Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit). 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support