CGM-Niterói participa de reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI)

A Controladoria Geral de Niterói (CGM) participou da 43ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), em Cuiabá, Mato Grosso. No evento, a CGM apresentou o case “Aplicação do Modelo das Três Linhas em Processos Licitatórios e Contratuais”. Desenvolvida pela controladora geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, a apresentação mostrou a metodologia, adaptada em 2021 pela CGM, de controle de despesas aplicada em Niterói.

A metodologia foi baseada no modelo das “Três Linhas do The IIA (Institute of International Auditors)”, adotado pela Prefeitura. O modelo foi adaptado para atender aos principais objetivos do poder público com foco na contribuição que o gerenciamento de riscos pode oferecer para atingir objetivos e criar valores.

Os participantes do evento tiveram uma visão clara das responsabilidades e competências de atores envolvidos no gerenciamento de risco na Prefeitura de Niterói como as Unidades de Controle Interno Setoriais, a Escola de Governo e Gestão (EGG), a Comissão de Programação Financeira e Gestão Fiscal (CPFGF) e o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), e a Procuradoria Geral do Município (PGM).

A controladora Cristiana Marcelino destacou, na apresentação, que “são enfatizadas atividades contínuas onde se forma um verdadeiro sistema integrado de controle interno, o que proporciona maior segurança jurídica, padronização de processos, garantia de conformidade e transparência, prestação de contas regulares, formação de preços justa, gerenciamento de riscos de forma tempestiva e agregação de valores à gestão pública”.

A 43ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) aconteceu após a 18ª edição do Encontro Nacional de Controle Interno, que teve entre os temas discutidos a importância das políticas públicas na promoção da igualdade de gênero; a nova Lei de Licitações; Governança; Gerenciamento de Riscos e Integridade Pública.