Cultura e Educação: Sarau celebra centenário de Darcy Ribeiro em Niterói 

As Secretarias Municipais das Culturas (SMC) e de Educação (SME) realizaram nesta quarta-feira (26), na Escola Municipal Altivo César, uma programação especial em comemoração ao centenário do educador, antropólogo, historiador, sociólogo e escritor Darcy Ribeiro. Com participação de artistas da comunidade, profissionais da educação, estudantes e seus responsáveis, o encontro reuniu arte, cultura, resistência e reflexão. 

Para o secretário das Culturas, Alexandre Santini, “a parceria entre cultura e educação é estratégica, demonstrando a importância dessas áreas atuarem juntas na construção de políticas públicas de interesse da população, em benefício das novas gerações”. Segundo ele, “Darcy deixou um legado imensurável para a educação, em sinergia com a cultura, que vai se desdobrar em projetos em Niterói, seguindo os passos do educador”. 

O secretário de Educação, Lincoln Araújo, ressaltou a importância de Darcy Ribeiro na Educação do país. 

“Nós estamos, desde abril, celebrando Darcy Ribeiro, que é uma das grandes inteligências que o país produziu. Ele foi antropólogo, escritor, poeta, educador…. Fez ‘fazimentos’ – uma expressão que ele muito usou -, como os Cieps. É uma figura importantíssima para a República do Brasil e Niterói não podia deixar de lembrar e celebrar o centenário de nascimento desse brasileiro tão importante para nós, da área de Educação”, afirmou.  

O Sarau compõe o calendário das secretárias que, em parceria, desenvolvem, ao longo do ano, uma série de atividades para homenagear Darcy Ribeiro e seus ideais. A temática das apresentações (música, dança, performance, poema etc.) trataram questões abordadas na vida e obra de Darcy, tais como luta por justiça social e por uma educação pública gratuita e de qualidade, povos originários e suas culturas, direitos humanos, diversidade cultural, entre outros temas.  

Sobre Darcy Ribeiro – Um dos principais pensadores da educação no Brasil, Darcy Ribeiro deixou uma vasta contribuição para a causa indígena e para a educação, principalmente a pública. O educador foi o idealizador dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que tiveram como principal objetivo implantar a educação em tempo integral nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Darcy Ribeiro foi ministro da Educação no governo João Goulart, e sua visão de educação foi profundamente influenciada pelo movimento Escola Nova, que procurava renovar a educação opondo-se aos métodos tradicionais de ensino e tornando a escola instrumento de combate às desigualdades sociais.

Fotos: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support