Prefeitura de Niterói lança cartilha de acolhimento a migrantes e refugiados para servidores municipais

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Direitos Humanos, lançou uma cartilha de acolhimento para servidores municipais sobre migrantes e refugiados nesta terça-feira (6), no auditório do Caminho Niemeyer. O lançamento faz parte da Semana dos Direitos Humanos que se estende até o dia 16, com programação em diversos pontos da cidade. A nova cartilha, disponível em versão impressa e digital, contém informações importantes para que os servidores públicos possam oferecer um atendimento humanizado aos cerca de nove mil migrantes e refugiados residentes na cidade.

A cartilha é a segunda lançada pela secretaria. Em junho, um documento de orientações para migrantes e refugiados foi entregue e está disponível, de forma digital, no site da prefeitura.

Segundo o secretário de Direitos Humanos, Rafael Adonis, o documento é mais um avanço para oferecer dignidade aos nossos migrantes e refugiados residentes na cidade.

“Essa cartilha informativa é mais um passo que Niterói faz na busca de maior inclusão e promoção de direitos para os migrantes e refugiados. O objetivo é proporcionar, aos nossos servidores, a possibilidade de se capacitar e promover o melhor acesso aos nossos serviços”, destacou.

Durante o lançamento da cartilha, houve também uma capacitação para servidores com o intuito de oferecer esclarecimentos sobre o conteúdo. Para Andressa Bacha, estagiária da Defesa Civil, a iniciativa irá prestar o acolhimento necessário a quem procura a cidade vindo de outro país.

“Achei muito interessante porque é um tema muito importante. Não sabia que tinha toda essa quantidade de migrantes e refugiados na cidade. Esse é mais um movimento de acolhimento por parte da secretaria e da prefeitura que vai auxiliar muito o nosso dia a dia de trabalho”, comentou.

Entre os conteúdos apresentados na cartilha estão explicações a respeito de quais são os diferentes tipos de migração e refúgio reconhecidos no Brasil, a importância da escuta e sensibilidade da comunidade, quais são os documentos reconhecidos em todo território nacional e as legislações vigentes sobre migração e refúgio.

O lançamento da cartilha para servidores foi apenas uma das iniciativas que fazem parte da programação da Semana dos Direitos Humanos, que vai até o dia 16, com atividades em três diferentes pontos da cidade.

Programação: Nesta quarta-feira (7), será realizada a roda de conversa “Direitos Humanos e a Cultura da Paz”, no Caminho Niemeyer, no Centro, organizada em parceria com o Pacto Niterói Contra a Violência.

Na segunda-feira (12), está marcada a Mostra Audiovisual Direitos Humanos e Produção Artística, às 10h, no auditório 3 do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, em Santa Rosa. Já na sexta-feira (16), às 9h, acontece o encerramento com a assembleia “Direitos Humanos em Niterói: possibilidades e perspectivas”, com a presença de movimentos sociais, no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Boa Viagem.


Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support