Controladoria Geral de Niterói promove oficina sobre Nova Lei de Licitações e Contratos

A Controladoria Geral de Niterói (CGM) realizou, nesta terça-feira (31), uma oficina sobre Gestão de Riscos e a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal Nº 14.133/2). O objetivo do encontro foi orientar gestores e servidores municipais sobre a importância da aplicabilidade da gestão de riscos ao se licitar ou contratar um bem ou serviço público.

A oficina ressaltou a importância do tema para as contratações públicas, e evidenciou princípios fundamentais como prevenção, segurança jurídica, eficiência, segregação de funções, planejamento, entre outros.

A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, destacou a relação da gestão de riscos com a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

“Niterói possui um histórico de marcos legais da implementação da Política de Riscos no município, muito embora o tema tenha uma regulamentação relativamente recente na esfera federal. O próprio modelo preconizado pela lei editada em 2021 já vinha sendo aplicado em Niterói na seara das aquisições públicas”, explicou a controladora geral.

Para apresentar os aspectos jurídicos associados à Gestão de Riscos na nova lei, foi convidado o procurador geral do Município, Francisco Soares. Também participaram os servidores da CGM Gabriel Clem e Rafael Oliveira, que apresentaram a Metodologia Previne para gerenciamento de riscos e controle e apresentaram alguns casos concretos.

Estiveram presentes 121 participantes, entre representantes de outros municípios do estado do Rio como Itaocara, Bom Jesus do Itabapoana, Casimiro de Abreu e Angra dos Reis, e servidores da Prefeitura de Niterói tanto da administração direta como indireta.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support