Equipamentos disponibilizados pela Prefeitura de Niterói no auxílio às forças de segurança ajudam na prisão de suspeitos

As câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e o sistema de cercamento eletrônico auxiliaram as forças de segurança na prisão de suspeitos em duas ações nas últimas 48 horas, em cercos realizados nos bairros de Piratininga e Charitas. Nesta terça-feira (7), as câmeras do Cisp foram usadas em uma ação conjunta com a Polícia Federal na Operação Mente de Colmeia, para desarticular a atuação de um grupo criminoso especializado no transporte de drogas por avião. Foram cumpridos 12 mandados de prisão em diversos estados no Brasil. Em Niterói, o Núcleo de Capturas DPF/NRI/RJ contou com auxílio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) no monitoramento do veículo de um dos suspeitos, que foi preso em Piratininga, Região Oceânica.

As câmeras também foram usadas, na segunda-feira (6), para auxiliar na prisão de um suspeito de roubo de carga em Maricá, que aconteceu no último dia 3. Com a ajuda do sistema de cercamento eletrônico do CISP, guardas municipais acionaram policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar para fazer o cerco a um veículo com placa clonada.

Com a ajuda do sistema de cercamento eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói (Cisp), guardas municipais acionaram policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar para fazer o cerco a um veículo com placa clonada, suspeito de ter sido usado em um roubo de carga em Maricá, no último dia 03. Um homem foi preso durante a ação, que aconteceu na tarde da última segunda-feira (6).

Guardas municipais que atuam no Cisp notaram que o veículo, cuja placa já havia sido inserida no sistema, constava como sendo de outro automóvel. Verificaram também que ele teria participado do crime no município vizinho, de acordo com as informações da Agência de Inteligência do CISP. Os agentes entraram em contato com policiais militares do 12º BPM, que fizeram um cerco em Charitas. O condutor do veículo desobedeceu a ordem de parada e tentou fugir. Após uma perseguição, o veículo foi abandonado no bairro do Maceió e os dois ocupantes fugiram a pé por um matagal, trocando tiros com a polícia. Um dos suspeitos foi preso pelos policiais.

O suspeito foi levado para a 79ª DP, onde ficou constatado que ele possuía cinco anotações criminais por roubo, receptação, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele foi autuado pelos crimes de disparo de arma de fogo, resistência, apropriação indébita e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O veículo foi apreendido e passará por perícia.

A polícia segue realizando buscas e analisando imagens de câmeras de segurança para identificar o paradeiro do criminoso que conseguiu fugir. O CISP recebe denúncias e informações através dos números 153 (telefone) e (21) 98450-0153 (WhatsApp).

Centro Integrado de Segurança Pública – Ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Niterói para auxiliar as forças de Segurança através de monitoramento 24 horas, o Cisp conta com 522 câmeras e mais 70 inteligentes do cercamento eletrônico. O cercamento, que tem tecnologia de ponta, será acrescido de mais 50 outras câmeras. Essas câmeras são capazes de captar em segundos a placa de um veículo ou fragmentos que estejam envolvidos em algum tipo de ocorrência. Nos dois casos a placa dos veículos foi inserida no sistema de cercamento eletrônico, e o carro monitorado também em tempo real pelas câmeras do Cisp. O município conta ainda com 10 portais de segurança nas entradas e saídas da cidade.

O Cisp se tornou também uma importante ferramenta de auxílio à população através do número 153, cujo Call Center é operado por guardas municipais treinados para atendimento aos moradores em situações das mais variadas.

Investimentos da Prefeitura na Segurança Pública – Entre os investimentos e ações da Prefeitura em apoio às forças de segurança aconteceram nos últimos 10 anos estão: a reestruturação da Guarda Municipal, com aumento de efetivo, valorização profissional e foco na qualificação; a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp); a construção da Cidade da Ordem Pública; a criação do Observatório de Segurança; a implantação do Pacto Niterói Contra a Violência; e a estruturação do cercamento eletrônico.

Outros destaques são a inauguração da Delegacia de Homicídios de Niterói; a reforma de delegacias; a ampliação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em Niterói; e a construção de Companhias Destacadas para a Polícia Militar na cidade.