Prefeitura de Niterói realiza atividades para marcar a luta e celebração pelo Dia Internacional da Mulher

Cada Mulher, uma história. Com esse slogan, a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói preparou um mês inteiro de atividades que vão marcar e celebrar o Mês das Mulheres. Neste dia 8, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma ação realizada na Praça Arariboia, no Centro, convidava mulheres a registrarem, em um painel, a sua história ou uma mensagem de carinho para quem passava pelo local. A atividade contou com o apoio da equipe da Administração Regional Centro e Ponta da Areia.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, explicou que a data nasceu através da luta das mulheres por seus direitos e hoje, apesar dos avanços conquistados, ainda é preciso denunciar diariamente as violências e promover a conscientização de todas as mulheres para que conheçam seus direitos.

“O dia 08 de março nasceu através da luta das mulheres por seus direitos, e  hoje, apesar dos avanços conquistados ainda precisamos denunciar diariamente às violências, e promover a conscientização de todas as mulheres para que conheçam seus direitos.
Nós mulheres conhecemos as dificuldades que se impõem diariamente em nossas vidas, e acabamos por não reconhecer a importância das nossas próprias vivências e histórias! Hoje na praça Arariboia celebramos   cada mulher e sua história pessoal, afirmando que as trajetórias de todas são importantes e necessárias. Convidadas a escrever no mural, as suas vozes ganharam forma e nós sabemos que dar a voz a uma mulher é um ato político poderoso. Viva as mulheres!”, disse Fernanda.

O painel foi colocado na Praça, no Centro da cidade. Em meio à correria de uma quarta-feira cotidiana, mulheres davam uma pequena pausa para registrar um pouco do que têm guardado dentro de si. Com histórias únicas e inspiradoras, palavras foram tirando o branco do painel e dando o tom dessa data de luta.

“Exemplo de força e coragem”, essa foi a mensagem que a Nathália Araújo, grávida de 7 meses da Luisa, anotou no painel. Ela contou que, apesar de todos os dias serem das mulheres, a data de hoje carrega um simbolismo.

“Todos os dias são nossos, mas nessa data a gente tem um simbolismo maior e com mais peso de tudo que a mulher representa na vida e enxergamos muito das mulheres importantes para nós como mãe, vó, tia… pessoas que acompanham o nosso desenvolvimento e nosso crescimento. A gente olha para nossa linhagem e percebe como tudo muda muito rápido do que elas viveram para o que vivemos hoje e perceber essa progressão que a gente vê no decorrer do tempo é muito lindo de se viver. Estou grávida de 7 meses de uma mulher e é um desafio muito grande. O mundo é muito perigoso, principalmente para nós, mulheres”.

Durante todo o dia, o painel ficou à disposição para receber as mensagens. De passagem, Dione de Oliveira fez questão de deixar seu recado.

“Enquanto mulher a gente está sempre sendo colocada à prova e isso é muito duro. Precisamos provar nosso valor, nossas qualidades e brigar sempre para ocupar lugares de fala que já nasceram com os homens e precisamos lutar todo o tempo, para sermos ouvidas sem sermos ridicularizadas. Esse dia é um dia de luta, de expor as nossas pautas como igualdade salarial, de gênero, ter direito ao próprio corpo…  É uma luta cotidiana!”, declarou.

No fim da tarde, as mulheres foram presenteadas com um pocket show de MPB com a cantora Débora Ojeda. Músicas como “Pagu”, de Rita Lee, e “Reconvexo”, de Maria Bethânia, e de diversas outras cantoras brasileiras lembraram a luta que as mulheres passam diariamente para garantirem direitos iguais. No local, que fica bem em frente à estação das barcas, vários curiosos pararam para assistir ao show, e se juntar à causa.

A programação se estende durante todo o mês, em diversos locais da cidade. Acompanhe pelas redes da Prefeitura (@niteroipref) e da Codim (@mulheresniteroi) ou pelo site, em https://www.niteroi.rj.gov.br/2023/03/07/prefeitura-de-niteroi-tem-programacao-para-marcar-o-dia-internacional-da-mulher/.

Fotos: Alex Ramos e Bruno Eduardo Alves