Axel Grael e Rodrigo Neves se encontram com ministro dos Direitos Humanos e Cidadania em Brasília

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, estiveram reunidos na tarde de ontem (14), em Brasília, com o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. As secretárias municipais de Direitos Humanos, Nadine Borges, e de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, também participaram da reunião.

No encontro, falaram sobre possíveis parcerias e também sobre as ações desenvolvidas na cidade, como a Moeda Social, o Niterói Jovem EcoSocial, o Mulher Líder e o Estatuto Municipal da Igualdade Racial, além de outras políticas públicas bem sucedidas.

“O ministro Silvio Almeida acolheu nossas ações de maneira muito positiva. Confirmamos um laço que poderá gerar bons frutos para avançarmos com nossas políticas públicas de luta por justiça social e desenvolvimento sustentável. Niterói seguirá como uma cidade cada vez mais igualitária e inclusiva”, afirmou Grael.

Rodrigo Neves lembrou que a secretaria de Direitos Humanos atende os mais de 2 mil refugiados que vivem em Niterói, enquanto a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) desenvolve o trabalho em defesa da igualdade e de combate à violência doméstica.

“Seguimos em busca de uma Niterói cada vez mais democrática, que respeita a diversidade e trabalha para garantir o direito de todos e todas”, disse o ex-prefeito.

De acordo com a secretária de Direitos Humanos, a reunião foi marcada pelo alinhamento entre o ministério e a secretaria.

“A agenda selou o compromisso mútuo com a justiça social e cidadania em nossos trabalhos. Tratamos de temas envolvendo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e direito à memória e reparação, com a presença de Nilmário Miranda, assessor especial do ministro”, detalhou Nadine.

Foto: Flávia Abranches