Guardas ambientais de Niterói reintegram ao meio ambiente capivara encontrada em DPO de Pendotiba

Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói realizaram, nesta quinta-feira (16), o resgate de uma capivara que havia sido encontrada por policiais militares no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Vila Progresso, em Pendotiba. Após o resgate, o animal foi reintegrado em área de proteção ambiental, próximo ao Canal do Camboatá, na Região Oceânica. Os guardas municipais chegaram até o animal através de uma ligação do oficial de dia do posto para o telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o acionamento, capturam o animal silvestre, que logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe, e caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.

Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo