Primeira feira de adoção de cães e gatos do ano será no Campo de São Bento neste domingo

Neste domingo (19), das 10h às 14h, a Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Especial de Defesa Animal (Ceda), irá realizar a primeira campanha de adoção de animais domésticos de 2023, no Campo de São Bento, em Icaraí. Vinte pets entre cães e gatos, todos castrados e vacinados, estarão disponíveis para encontrar novas famílias.

A feira de adoção de bichinhos completou este mês 11 anos de existência e, para comemorar, a Ceda prepara a ampliação das campanhas presenciais para outras regiões da cidade.

“Este ano iremos investir bastante nas campanhas de adoção de cães e gatos. Estamos planejando a realização de feiras itinerantes em bairros das regiões Norte e Oceânica, não apenas no Campo de São Bento”, afirma Marcelo Pereira, coordenador de Defesa Animal.

Pereira também anunciou a ampliação da área voltada para divulgação de animais que estão para adoção dentro do aplicativo Niterói Animal e também levar as campanhas para outros eventos da prefeitura, como a Feira Agroecológica da Secretaria do Meio Ambiente.

A feira do próximo domingo no Campo de São Bento estará instalada próximo à entrada da Rua Gavião Peixoto. Os interessados em adotar um bichinho devem ser maiores de 18 anos e passarão por uma entrevista com protetor responsável pelo animal.

No evento também haverá distribuição de cartilhas de conscientização sobre os cuidados com os animais domésticos.

Nas campanhas realizadas em 2022, mais de cem pets, entre cães e gatos, ganharam novos lares.

Investimentos em inovação – A área de proteção animal tem recebido investimentos da Prefeitura de Niterói em inovação para combater o abandono animal e para a proteção de pets em caso de desaparecimento. Entre as ações está o implante gratuito de microchips nos cães e gatos castrados no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPD) e no castramóvel, contendo informações sobre o animal e seu tutor.

Em 2023, outra iniciativa se somará a esse trabalho: o aplicativo Niterói Animal irá oferecer uma ferramenta de georreferenciamento que ajudará a localizar bichinhos que se perderem ou forem abandonados na cidade.

O aplicativo Niterói Animal fechou 2022 com 13.340 usuários cadastrados, que têm acesso ao agendamento de castração e também ao espaço com fotos de animais para adoção .

A Ceda também lançou um curso on-line gratuito sobre guarda responsável de animais para servidores municipais e cidadãos niteroienses. São cinco vídeo-aulas que abordam dos cuidados básicos com animais domésticos até a legislação que protege os animais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo