Prefeito de Niterói faz palestra em capacitação sobre Big Data para Cidades Inteligentes

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou como palestrante da capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes” na manhã desta terça-feira (04). Com mais de 3 mil inscritos de mais de 500 municípios do Brasil, o curso on-line é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Junto com outros cinco prefeitos do Brasil, Axel participou da abertura do evento e falou sobre a experiência de Niterói na implantação de sistemas e gestão de dados.  

O prefeito falou sobre as iniciativas tomadas ao longo de 10 anos que levaram Niterói a estar hoje em oitavo lugar no ranking nacional de cidades inteligentes, de acordo com o Connected Smart Cities, e a ter o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura (SIGeo) premiado, em 2017, como a melhor ferramenta do tipo no país.

“Há 10 anos, Niterói tinha dezenas de sistemas de dados diferentes para realizar todo o trabalho de gestão da cidade. Hoje, investimos em um projeto que visava transformar o município em Cidade Inteligente e concentramos os dados em poucos locais, o que facilitou a nossa tomada de decisão. Ou seja, investimos em meios de dar qualidade ao uso de dados públicos na gestão pública, para que gerem bons resultados para o cidadão”, explica Axel.

De acordo com o prefeito, a cidade conta hoje com alguns sistemas que fazem a diferença na gestão, além do SiGeo, como é o caso do Colab. O aplicativo, que foi instituído em Niterói em 2014, conta hoje com cerca de 167 mil inscritos. Através dele, é possível participar de processos participativos digitais, como as consultas públicas, que permitem à população colaborar com a Prefeitura na construção de diversas políticas públicas. Além disso, o aplicativo permite agendamento de vacinação e de outros serviços e também há um espaço para reclamações. A média de resolubilidade dos problemas que chegam pela ferramenta por meio dos cidadãos é de 90%.

“O cidadão tira foto dos problemas, por exemplo, e nos envia pelo Colab.  A reclamação chega até nós classificada e temos como saber em que parte da cidade tem mais casos como aqueles e trabalhar em projetos que mirem na resolução total do problema”, conta.  

Axel citou também a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que possui mais de 500 câmeras espalhadas pela cidade e que ajuda a identificar problemas de criminalidade em Niterói. Outro exemplo foi a gestão de sinalização semafórica que a gestão adotou, que organiza e dá mais mobilidade ao trânsito. Outros projetos citados pelo prefeito foram o desenvolvimento de um portal de serviços e a contratação da estruturação de um Data Lengh, que vai armazenar e cruzar os dados de Niterói, e a implementação de uma grande central de dados da cidade, o Data Nit. Grael também citou que a Prefeitura está trabalhando o ecossistema de inovação na cidade, que está sendo implementado com os outros atores além da gestão pública, além do trabalho de implantação do Parque Tecnológico de Niterói.  

O prefeito falou ainda sobre a importância de os dados serem os mais abertos possíveis para a população, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“É preciso preparar a cidade para ser uma cidade inteligente, e não apenas a Prefeitura”, ressaltou o prefeito.  

Também participaram da mesa de abertura do curso os prefeitos de São Luís, Eduardo Braide; do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de Aracaju, Edvaldo Nogueira; de Novo Hamburgo, Fátima Dautd; e do Recife, João Henrique Campos.

A capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes” vai até o dia 9 de maio, tem 9 horas de duração e é gratuita. Dentro da capacitação, no próximo dia 18, às 10h, a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, participará da mesa “Governança de dados para cidades inteligentes, protegidas e inclusivas”.

Sobre o curso
 – Iniciado nesta segunda-feira (04), a capacitação “Big Data para Cidades Inteligentes” é composta de seis aulas virtuais e oito aulas gravadas com experiências da Coreia do Sul. O objetivo é apresentar os temas de Cidades Inteligentes e Big Data para Prefeitos, Secretários, Funcionários Públicos Municipais, explorando os conceitos e possibilidades relacionados ao uso de dados na gestão pública, com o objetivo de despertar o interesse e motivar sua aplicação em benefício do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, o curso visa compartilhar as melhores práticas e experiências do uso de soluções de Big Data em Cidades Inteligentes, permitindo que as instituições públicas brasileiras avaliem as oportunidades de adaptarem as experiências bem-sucedidas ao contexto local. Outro desafio da capacitação é a promoção de um diálogo entre especialistas e as cidades brasileiras sobre as oportunidades e desafios do uso de dados na gestão pública, fomentando a troca de conhecimentos e ideias.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support