Alunos da Rede Municipal participam de atividades pelo mês do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05), estudantes da rede municipal de Educação de Niterói participaram de uma série de atividades de conscientização. A programação inclui eventos durante todo o mês de junho e tem o objetivo de despertar as novas gerações para a importância da preservação do meio ambiente.

As crianças da NAEI Vila Ipiranga visitaram o Horto Florestal do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, para participar das atividades “Banho de Floresta” e “Corpos Brincantes”, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (Cesess), subordinada à Subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais. A ideia era despertar nas crianças o amor pela natureza, além de transmitir conhecimentos básicos sobre os seres vivos e a relação da humanidade com o meio ambiente.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, é fundamental que as crianças aprendam desde cedo o valor e a importância da natureza.

“Cuidar do espaço em que vivemos é cuidar do nosso futuro, por isso é tão importante trabalhar a conscientização com as crianças. A educação ambiental ganha, cada vez mais, um protagonismo para desenvolver a consciência crítica desses alunos. Através da linguagem adequada, precisamos despertar as próximas gerações sobre o nosso papel na construção de um futuro mais sustentável”, destacou Bira Marques.

Os pequenos puderam aprender mais sobre a vida animal e vegetal. Eles descobriram que o ciclo da vida também existe na natureza e que as plantas, além de fazerem fotossíntese, também são como os seres humanos e envelhecem. As crianças alimentaram peixes e fizeram uma trilha na mata.

Para João Ricardo da Silva, guia da atividade, o objetivo do “Banho de Floresta” é desemparedar a escola e trazer as crianças para os espaços verdes do município.

“Precisamos oferecer alternativas pedagógicas em espaços não formais de ensino e de letramento. Aqui, elas aprendem conceitos básicos de Biologia, de diversidade vegetal, potencializando aprendizagens de maneira sensorial, com seus cinco sentidos”, explicou João Ricardo.

A diretora adjunta da NAEI Vila Ipiranga, Jaqueline Damasceno, também deu seu depoimento sobre o processo pedagógico dos estudantes em contato com a natureza.

“Trazê-los para uma imersão na natureza faz parte de nossas ações e está em nossa agenda. Em vários momentos do ano, procuramos fazer atividades aqui no Horto do Fonseca justamente para incentivar esse contato”, finalizou a diretora.

Cotidiano – Na UMEI Vinícius de Moraes, localizada no Sapê, os estudantes têm a oportunidade de conviver com a natureza e o verde durante o ano inteiro. A unidade mantém uma pequena horta para trabalhar os alimentos e as plantas com as crianças. O espaço faz parte do Projeto Instituinte da escola, e funciona através de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói. Os estudantes fazem atividades de compostagem, aprendem sobre as sementes e sobre como plantar e cuidar das mudas. Os legumes e vegetais produzidos na horta são consumidos na alimentação diária, principalmente os temperos.

A diretora adjunta, Fernanda Gomes, disse que a UFF faz todo um acompanhamento pensando na qualidade no trabalho: “Eles cuidam demais do espaço e da parte técnica do projeto. Recebemos periodicamente engenheiros e agricultores para replantar e fazer o monitoramento da horta, sempre junto com as crianças, mostrando os processos e ensinando como cuidar do que eles plantam”, explicou Fernanda Gomes.

As crianças da UMEI, como Pérola, Érica Vitória e Maria Eduarda, gostam muito de plantar na horta. As meninas disseram que gostam das comidas que são feitas com os legumes colhidos ali, especialmente a batata doce e a abóbora. “Eu gosto muito de ir à horta e quero ir ainda mais vezes”, contou Érica, do GREI 5D.

Confira a programação completa do Mês do Meio Ambiente na Educação:

Dia 06 – Oficina “Abelhas sem Ferrão”, com os estudantes da Escola Municipal Alberto Torres no Parque das Águas;
Dia 12 – Banho de Floresta, 14h, Horto do Fonseca com a Escola Municipal Noronha Santos;
Oficina “Proteção e Direitos dos Animais”, 13h, na Escola Municipal Demenciano de Moura;
Dia 13 – Oficina “Proteção e Direito dos Animais”, 13h, Escola Municipal Dom José Pereira Alves;
Dia 15 – Oficina “Década do Oceano”, 9h, na Escola Municipal Felisberta Trindade;
Dia 16 – Circuito “Tartarugas Marinhas”, 9h na Escola Municipal Marcos Waldemar e UMEI Paulo César Pimentel;
Dia 20 – Oficina “Hortas Pedagógicas e Plantas Alimentícias não Convencionais”, 13h, na Escola Municipal João Brazil;
Dia 21 – VII Fórum de Educação Ambiental, 8h às 17h, na Escola Municipal Jacy Pacheco;
Dia 26 – Oficina “YogaEduca”, 9h, na UMEI Nina Rita Torres;
Dia 30 – Oficina “Década do Oceano – Praia de Itaipu”, 8h30, na Escola Municipal Dario Castello.