Missa campal e barqueata marcam festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, em Niterói

Niterói abriu em grande estilo as comemorações pelo Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Nesta quinta-feira (29), aconteceu a tradicional festa no bairro de Jurujuba, que começou com a alvorada, às 5h, e missas às 6h, na capela, e às 9h (campal) com a benção das chaves. Em seguida, foi realizada a procissão terrestre, com a barqueata. A programação se estende ao longo do dia e conta com barraquinhas de comidas e artesanatos, shows e outras atrações, como a quadrilha do 60UP, projeto da Prefeitura de Niterói, a partir das 17h. Os eventos são organizados pela Igreja de São Pedro, em Jurujuba, em parceria com a Prefeitura de Niterói e outros apoiadores.

As missas foram celebradas por Dom Geraldo de Paula Sousa, bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, e pelo padre Magno, da Capela de São Pedro.

“São Pedro é o nosso grande seguidor de Jesus, apóstolo, padroeiro da comunidade e dos pescadores. Estamos aqui hoje celebrando a festa desse santo grandioso e pedindo a sua benção e a proteção para os fieis, os pescadores e para os moradores de todo o bairro. Que São Pedro possa ser sempre um exemplo de vida para seguirmos Jesus Cristo. Viva São Pedro!”, afirmou dom Geraldo.

As missas contaram com a presença do presidente da Neltur, André Bento, da secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e do administrador regional de Jurujuba, Augusto Cesar da Cunha Torres. Após a celebração, a procissão contou com o apoio da Nittrans e da Guarda Municipal. E a barqueata seguiu pela enseada de Jurujuba, passando por Charitas e São Francisco até a Boa Viagem. Depois disso, os barcos contornam a Fortaleza de Santa Cruz e retornam para Jurujuba.

“Venho todos anos, pois tenho parentes no bairro. Chego na véspera para ter a oportunidade de assistir a alvorada e esse nascer do sol maravilhoso, antes das missas. Eu venho pela fé em São Pedro, pois ele me ajuda em todos os momentos”, afirmou a Dayse Quire.

“Para os pescadores como eu, São Pedro é um segundo pai. É sempre emocionante estar aqui e participar de toda a festa. Sou devoto de São Pedro e faço questão de participar da organização da festa”, comentou Rodrigo Souza Ferreira, morador de Jurujuba.

A festa de São Pedro acontece ainda, no mesmo dia, no bairro da Ponta D´Areia, onde fica o famoso Mercado de São Pedro. O entorno recebeu obras de melhorias e, após quatro meses, as intervenções estão na fase final. O local já recebeu ampliação da rede de drenagem, demolição das calçadas com implantação de meio-fio, pavimento rígido em concreto e colocação de pedras portuguesas. O mercado conta com 39 boxes e sete restaurantes no segundo andar e recebe pessoas de diversos lugares que vão em busca de peixes, frutos do mar frescos e comida boa.

Festas Típicas – Durante este final de semana e até o início de agosto, a Prefeitura de Niterói tem eventos marcados por todas as regiões da cidade. A programação será divulgada, de forma gradativa, com as atrações. As festividades tem parceria da Secretaria de Governo (Semug), por meio das Administrações Regionais, da Fundação de Arte de Niterói (FAN), da Coordenadoria Geral de Eventos (CGE) e da Neltur.

A secretária Municipal de Governo, Rubia Secundino, destaca que as administrações regionais organizam os eventos de forma descentralizada pelos bairros da cidade.

“As Administrações Regionais já fazem parte do dia-a-dia dos moradores dos bairros. Esses eventos são muito importantes e ajudam a promover o lazer e a integração da população nas diversas regiões da cidade”.

Nesta quinta-feira (29), a festividade começa com o Dia de São Pedro, em Jurujuba, que terá show de Wallace Araújo, além do DJ Chey Bombs. Durante o final de semana, as atrações ficam a cargo de DJ Sérgio Feijó, Banda VVG, Bruninho, DJ João Almeida, Lekolé (infantil), Maiara Cobosky, Forró Informal e DJ Tony, na Avenida Carlos Ermelindo Marins.

Nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, acontece a festa na Praça João Batista Petersen Mendes, em Camboinhas. Na sexta (30), haverá apresentação do DJ Darvyn Orlan e Banda Maurício Paraxaxar, das 17h às 23h. No sábado (1), será a vez do DJ Tony, Lamparão e show do Mullato, 15h às 23h. Para encerrar, no domingo (2), terá apresentações de Violúdico, Duka Santos, Brasilia e DJ Darvyn Orlan, das 15h às 22h.

Para os próximos finais de semana, estão programadas festas na região da Engenhoca e Tenente Jardim, nos dias 7 e 8 de julho. No Barreto, a festividade acontece nos dias 15 e 16. Neste mesmo final de semana, acontecem ainda festas em Santa Rosa, na Praça do Largo do Marrão, e no Engenho do Mato. No último final de semana de julho, a programação está prevista para acontecer na Praça Dom Orione, em São Francisco.

As festividades vão se estender até o mês de agosto quando estão previstas festas nas regiões do Fonseca, Largo da Batalha e Pendotiba.

Inclusão – O Solar do Jambeiro recebe o “Arraiá da Feira Atípica”, neste domingo (2), a partir das 9h. Desenvolvido pela Casa Atípica, o arraial integra instituições de Niterói voltadas para pautas de pessoas com deficiência (PCDs). O projeto é uma maneira de abrir oportunidade para familiares ou PCDs exporem produções artesanais e gerarem renda. Além da feirinha, o evento vai oferecer brincadeiras típicas para todas as idades. Na programação musical está a apresentação do cantor Léo Castro, voltado para o público infantil, que mistura ritmos nordestinos e músicas autorais. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo