Prefeito de Niterói visita o Mercado São Pedro no dia do padroeiro dos pescadores

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou o Mercado de Peixe São Pedro, no Centro, nesta quinta-feira (29), dia do padroeiro dos pescadores. O prefeito conversou com comerciantes do Mercado e almoçou em um dos restaurantes do local. Axel Grael destacou que o Dia de São Pedro é uma data muito especial para Niterói.

“O Dia de São Pedro é uma data muito relevante para a cidade. São Pedro é o padroeiro dos pescadores e por isso tem uma relação especial com os moradores de Niterói. O Mercado São Pedro é um lugar muito importante da cidade, que recebeu uma grande revitalização no seu entorno, com intervenções que melhoraram o espaço e valorizaram a região”, afirmou o prefeito Axel Grael.  

O entorno do Mercado São Pedro recebeu ampliação da rede de drenagem, demolição das calçadas com implantação de meio-fio e pavimento rígido em concreto. Também houve a colocação de pedras portuguesas. Estão faltando o paisagismo e a iluminação. As intervenções fazem parte de um pacote de obras inseridas no Plano Niterói 450 Anos. Estas obras vão transformar a paisagem no Centro de Niterói.

O Mercado São Pedro conta com 39 boxes e sete restaurantes no segundo andar e recebe pessoas de diversos lugares que vão em busca de peixes, frutos do mar frescos e boa comida.

Festa pelo Dia de São Pedro – Niterói abriu em grande estilo as comemorações pelo Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A tradicional festa no bairro de Jurujuba começou com a alvorada, às 5h, e missas às 6h, na capela, e às 9h (campal) com a benção das chaves. Em seguida, foi realizada a procissão terrestre, com a barqueata.

A festa tem barraquinhas de comidas e artesanatos, shows e outras atrações. Os eventos são organizados pela Igreja de São Pedro, em Jurujuba, em parceria com a Prefeitura de Niterói e outros apoiadores.A procissão contou com o apoio da Nittrans e da Guarda Municipal. A barqueata seguiu pela enseada de Jurujuba, passando por Charitas e São Francisco até a Boa Viagem. Depois disso, os barcos contornaram a Fortaleza de Santa Cruz e retornaram para Jurujuba. http://www.niteroi.rj.gov.br/2023/06/29/missa-campal-e-barqueata-marcam-festa-de-sao-pedro-padroeiro-dos-pescadores-em-niteroi/

Foto: Bruno Eduardo Alves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo