Aluno da Rede Municipal de Niterói é campeão mundial de luta livre

Aluno da Escola Municipal Levi Carneiro, no Sapê, Enzo Simões, de 13 anos, foi consagrado campeão mundial de Luta Livre Esportiva, na categoria Infanto-juvenil Pluma, pela Confederação Brasileira de Luta Esportiva, na última semana. Com patrocínio da Prefeitura de Niterói, o pequeno atleta concilia uma rotina intensa entre treinos e estudos. Enzo já iniciou sua carreira de forma brilhante, e tem conquistado resultados notáveis em competições nacionais e internacionais, colecionando mais de 250 medalhas.

O adolescente, que também já passou pela Escola Municipal Sítio do Ipê, em Maria Paula,  pretende seguir carreira como atleta profissional de MMA (Artes Marciais Mistas, da sigla em inglês) e vê na educação uma importante ponte para o desenvolvimento da disciplina, conhecimento e habilidades. Atualmente, o estudante da Rede Municipal pratica judô, jiu-jitsu e luta livre, além da iniciação no MMA.

“A união entre educação e esporte leva a um caminho de transformação social. Vamos investir, cada vez mais, em vertentes como essa para desenvolver talentos e oportunizar às crianças o direito de escolher aquilo que elas querem para o futuro”, ressalta o secretário e presidente municipal de Educação, Bira Marques.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, diz que o financiamento pela Pasta da ida de atletas da cidade para competições fora tem sido contínuo e inclui aqueles ainda em formação. Ele explica que para obter o apoio o atleta precisa apresentar carta de referência da  federação.

“Estamos apoiando em todas as vertentes os esportes amadores na cidade. O Enzo Simões, é uma referência na luta livre desde os 10 anos. Nós da secretaria temos um olhar especial para atletas como ele, que desde muito cedo participam de competições nacionais e internacionais. O Enzo é uma referência na cidade e para avançar e evoluir ele precisa desse apoio”, justifica Rubens Goulart.

O jovem participa de competições desde muito cedo, e iniciou o caminho do esporte com apenas 4 anos de idade, quando foi inscrito em sua primeira competição. “De lá pra cá, já participei de mais de 300 campeonatos e ganhei mais de 250 medalhas. No final de junho, participei de mais uma competição de luta livre e venci”, afirmou o adolescente.

O menino já venceu campeonatos importantes em sua categoria: “Sou duas vezes campeão do World Pro, campeonato de jiu-jitsu, em Abu Dhabi. Já fui campeão Pan-Americano Kids e sou duas vezes vice-campeão do Europeu Kids, que é um dos melhores campeonatos do mundo. Sou tricampeão brasileiro e tricampeão sul-americano. No mês que vem, parto para tentar conquistar o tetra continental”, afirmou Enzo.

Todas essas vitórias vêm de uma rotina de treinos pesada. Enzo conta que antes do treino técnico ele vai para a academia fazer um exercício específico de força, além disso também se dedica aos treinos de corrida.

Mesmo com tamanha dedicação, Enzo mantém uma rotina disciplinar de estudos na Levi Carneiro, onde cursa o 7º ano. A diretora-adjunta da unidade, Ana Paula Moreira Machado, afirmou que o estudante traz muitas alegrias e orgulho para o corpo discente e docente.
“Enzo é um exemplo de dedicação, competência e resiliência por tudo o que faz, e com isso acaba proporcionando muitos alunos a seguir seus passos, tanto no esporte quanto nos estudos”, declarou.

Sobre o futuro, Enzo tem objetivos muito bem delineados. “Eu quero ser campeão mundial de jiu-jitsu na faixa preta. Depois disso, quero ser lutador de MMA, que é o meu objetivo final, sempre foi. Quero ser lutador de UFC, que é a maior organização de lutas do mundo”, empolgou-se.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo